• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
segunda-feira, 9 de junho de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Governo

Suspeito: Espanha quer América Latina “no centro da agenda” da União Europeia; Entenda

Por Terra Brasil
21/mar/2023
Em Governo
Foto: Reprodução/Twitter.

Foto: Reprodução/Twitter.

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

Foto: Reprodução/Twitter.

O ministro das Relações Exteriores da Espanha, José Manuel Albares, estabeleceu o aprofundamento das relações com a América Latina como uma das prioridades do país no mandato que assumirá na presidência da UE (União Europeia) a partir de 1º de julho.

Segundo Albares, a Espanha “sempre foi a ponte e a defensora” entre a Europa e a América Latina. Ele disse que o continente europeu “está vivendo de costas” para os países latino-americanos, mas que vai se empenhar para colocar o relacionamento com essas nações “no centro da agenda europeia”.

Leia Também

Lei em discussão ameaça futuro da Netflix no território nacional

Mudança na lei promete trazer felicidade para todos os motoristas

Documento essencial facilita a vida de quem tem mais de 60 anos

“A América Latina é de longe a região mais eurocompatível do planeta, e é natural que falemos uns com os outros. Mas também devemos fazer progressos econômicos e comerciais. Por isso, precisamos de avanços definitivos nos acordos comerciais com o México, Chile e Mercosul”, afirmou o chanceler espanhol em entrevista publicada pelo jornal O Globo nesta 3ª feira (21.mar.2023).

“Não queremos que a América Latina seja o centro da Europa apenas quando um espanhol passa pela Presidência da UE. Queremos que isso seja algo estrutural”, completou.

A fala precede a 28ª Cúpula Ibero-americana, que será realizada de 6ª feira a sábado (24-25.mar) em Santo Domingo, capital da República Dominicana. Será o 1º encontro dos 22 países do grupo desde a pandemia de covid-19.

Albares adiantou que o encontro deve celebrar a assinatura de documentos conjuntos, como cartas sobre direitos ambientais, digitais e de segurança alimentar. A cúpula será seguida por outro encontro mais abrangente entre os países da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos) e da União Europeia em Bruxelas, na Bélgica, de 17 a 18 de julho.

O chanceler evitou falar sobre vetos à presença da delegação da Venezuela no encontro de julho. “A UE deve decidir quem participa em seu nome e a Celac deve decidir quem participa em seu nome. É assim que a UE tem agido com outras regiões, como a África.”

Ele disse apoiar o “diálogo” interno na Venezuela e esperar que o “caminho para a democracia se abra fortemente na Venezuela […] de forma pacífica”.

Sobre a guerra na Ucrânia, Albares destacou que a maioria da América Latina manifestou-se contrária à invasão russa na Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas). Ele avaliou que os países latino-americanos estão compreendidos em uma “região de paz” que “acredita no multilateralismo”.

“Não é uma guerra europeia, é uma guerra que diz respeito a todos, e na América Latina isso tem sido muito bem compreendido. Essa é uma região de paz, geralmente não há guerras na América Latina, acredita-se no multilateralismo”, disse José Manuel Albares.

Créditos: Poder 360.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Projeto prevê prisão para quem incentivar ou permitir mudança de sexo em crianças e adolescentes

PRÓXIMO

Bolsonaro se emociona em evento do PL Mulher: “Gostaria de estar presente”; VEJA VÍDEO

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se