• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
sexta-feira, 9 de maio de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Exclusivas Assinantes

PCO defende Nicarágua e Daniel Ortega: “na mira do imperialismo”

Por Terra Brasil
07/mar/2023
Em Exclusivas Assinantes, Governo, Política
EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

O Partido da Causa Operária (PCO), partido de extrema esquerda, saiu em defesa da ditadura da Nicarágua e Daniel Ortega. “A Nicarágua está na mira do imperialismo como próximo alvo de uma intervenção golpista”, escreveu o partido no Twitter. Recentemente, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes desbloqueou todas as contas da legenda, mas com restrições.

O PCO comentou as declarações recentes de Alberto Cantalice, membro do diretório nacional do PT e diretor da Fundação Perseu Abramo, ligada ao partido.

Cantalice publicou, na noite de domingo (5) e nesta segunda-feira (6), mensagens no Twitter nas quais diz que regimes como os de Cuba, Venezuela e Nicarágua são ditaduras, contrariando a linha histórica da sigla, que os descreve como governos democráticos.

Leia Também

IPVA 2025 pode sair de graça para quem se enquadrar nessa lei

Idosos ganham chance de quitar dívidas com nova legislação

Minha Casa Minha Vida mudou! Confira o que você precisa saber sobre as novas regras

Em uma das publicações, ele diz que todos os líderes latino-americanos, com exceção de Luiz Inácio Lula da Silva, Gabriel Boric (Chile), Andrés Manuel López Obrador (México), Gustavo Petro (Colômbia) e Alberto Fernández (Argentina), são “protoditadores, aprendizes autoritários, uns merdas”. Em outra, afirma que Daniel Ortega, da Nicarágua, “enxovalha a esquerda latino-americana”.

Eis a declaração do partido em rede social:

As declarações de Alberto Cantalice sobre a Nicarágua fazem parte de uma pressão do imperialismo sobre o governo Lula. Cantalice é um dos maiores exemplos dos cavalos de troia dentro da esquerda. O presidente Lula por sua vez não se posicionou contra a Nicarágua.

A Nicarágua está na mira do imperialismo como próximo alvo de uma intervenção golpista. A esquerda revolucionária deveria se posicionar sem hesitar a favor do governo de Daniel Ortega. Aqueles que atacam o governo sandinista, agem como lacaios do imperialismo no Brasil.

A questão do canal da Nicarágua não pode ser ignorada. Ele coloca o governo Ortega dentro da luta que se trava entre o imperialismo e a China. E essa luta na atual conjuntura de crise tende a tomar enormes proporções que podem se materializar até em uma guerra na Nicarágua.

A violenta campanha contra a Nicarágua mostra que, a medida que a situação do imperialismo fica periclitante, ele reage com mais agressividade. Isso deveria acender um sinal vermelho para a Venezuela, o Irã, a China e os demais governos que se levantam contra o imperialismo.

Depois de ter negado vínculo com o ditador Daniel Ortega durante a campanha presidencial de 2022, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) propôs ao Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) o estabelecimento de um “diálogo construtivo” com o regime da Nicarágua.

O governo brasileiro declarou nesta terça-feira (7) numa reunião do Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, que se dispõe a receber cidadãos nicaraguenses que tiveram sua nacionalidade retirada pela Justiça do país.

“O Brasil está preocupado com relatos de sérias violações de direitos humanos e restrições ao espaço democrático naquele país, particularmente execuções sumárias, detenções arbitrárias e tortura contra dissidentes políticos”, disse o representante brasileiro na reunião, o diplomata Tovar Nunes.

Gazeta Brasil

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Moraes libera Torres para depor à CPI no DF e autoriza silêncio

PRÓXIMO

Vídeo mostra tubarões perto da areia em Fernando de Noronha; VEJA  

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se