Em entrevista à CNN Brasil, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, disse estar se formando um “consenso global” em favor da regulamentação das mídias digitais.
De acordo com ele, essa seria uma forma de combater a propagação de “fake news” na internet.
“Acho que vai se formando um consenso global de que é preciso regulamentar as mídias. Quando surgiu a internet, havia uma certa ideia de que ela devia ser livre, aberta e não regulada, uma visão um pouco libertária que, infelizmente, com o tempo não confirmou a sua possibilidade”, disse o ministro do STF.
A regulamentação, de acordo com Barroso, deve ser feita a partir de um trabalho conjunto entre os diferentes setores da sociedade, o que inclui o governo, os cidadãos e as próprias plataformas digitais.
“De modo que é preciso, eu penso, e o mundo acho que hoje pensa assim, uma lei que seja um arcabouço legal de como isso deve funcionar”, afirmou o magistrado.
Barroso vai participar em Paris, na França, da Primeira Conferência Global da Unesco, que debate as ameaças à integridade da informação e da liberdade de expressão nas redes sociais.
Gazeta Brasil