Foto: Reprodução.
Nesta sexta-feira (17), o Itamaraty divulgou uma nota conjunta com outros países da América Latina para condenar a decisão do governo israelense sobre a construção de novos assentamentos nos territórios palestinos ocupados. O texto também é assinado por Argentina, Chile e México. As informações são do Painel, da Folha de S. Paulo.
– Os governos da Argentina, Brasil, Chile e México veem com profunda preocupação a decisão do governo de Israel de legalizar nove postos avançados (“outposts”) e construir dez mil casas em assentamentos existentes na Cisjordânia. Essas medidas unilaterais constituem graves violações do Direito Internacional e das resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas, especialmente a resolução 2.334 (2016), além de contribuir para elevar as tensões atuais – diz a nota.
Os governos dos quatro países latino-americanos também “pedem a israelenses e palestinos que se abstenham de atos e provocações que possam promover nova escalada de violência e que retomem as negociações para chegar a uma solução pacífica para o conflito”.
Créditos: Pleno News.