Um estudo realizado nos Estados Unidos revelou que beber café na parte da manhã pode ter um efeito positivo na saúde. De acordo com a pesquisa, aqueles que consumiam café matinalmente apresentaram uma redução de 16% no risco de morte por qualquer causa e 31% menos chance de óbito por doenças cardiovasculares em comparação aos que não consumiam café. Curiosamente, esses benefícios não foram observados em pessoas que bebiam ao longo do dia inteiro.
O professor Lu Qi, da Escola de Saúde Pública de Harvard e um dos responsáveis pelo estudo, destacou que os resultados indicam que não apenas o consumo de café é importante, mas também o horário em que ele é ingerido. Este foi o primeiro estudo a avaliar o impacto do tempo de consumo da bebida na saúde humana.
Como o Café se Relaciona com a Saúde Cardiovascular?
Embora o estudo não tenha identificado a razão exata pela qual o café matinal reduz o risco de doenças cardiovasculares, Lu Qi sugere uma possível explicação relacionada ao ciclo circadiano. O café tomado à tarde ou à noite pode interromper ritmos circadianos e níveis hormonais, como a melatonina, influenciando assim a saúde cardiovascular.
O ciclo circadiano, também conhecido como relógio biológico, regula as atividades diárias do organismo em ciclos de 24 horas. Alterações nesse ritmo podem impactar a saúde, aumentando a pressão arterial e inflamações, que são fatores de risco para doenças cardiovasculares.
De que Forma a Quantidade de Café pela Manhã Afeta a Saúde?
A pesquisa também examinou a relação entre a quantidade de café consumido pela manhã e a saúde cardíaca. Pessoas que consumiam grandes quantidades (mais de três xícaras) ou quantidades moderadas (duas a três xícaras) apresentaram uma redução maior dos riscos em comparação àquelas que bebiam uma xícara ou menos.
No entanto, os pesquisadores salientam que, embora exista uma associação entre a ingestão de café e a saúde cardiovascular, ainda são necessários mais estudos para confirmar essas descobertas e explorar o potencial de mudar o horário do café para promover melhor saúde cardíaca.
Como o Consumo Pode Ser Prejudicial para Algumas Pessoas?
Além dos fatores mencionados, a forma de preparo da bebida pode torná-la prejudicial para pessoas com colesterol alto. Isso se deve à presença do cafestol, uma substância encontrada em maiores quantidades em cafés não filtrados, que pode elevar os níveis de colesterol LDL (o colesterol “ruim”).
Para quem tem preocupações com o colesterol, optar por métodos de preparo que utilizam filtros de papel, que removem a maior parte do cafestol, pode ser uma escolha mais saudável.
Quais são as Implicações do Estudo para o Consumo de Café?
As descobertas do estudo oferecem uma nova perspectiva sobre o melhor horário para consumir café, especialmente para aqueles preocupados com a saúde cardiovascular. Beber café de manhã poderia ser uma estratégia benéfica para maximizar os benefícios da bebida, ao mesmo tempo que se reduz o impacto negativo no sono e nos ritmos hormonais.
Contudo, a pesquisa sugere a necessidade de mais investigações e ensaios clínicos para avaliar com precisão o impacto potencial de alterar os horários de consumo da bebida no cotidiano das pessoas. Até lá, aqueles que apreciam seu café matinal podem considerar essa prática uma escolha saudável.