Foto: Reprodução/YouTube.
A jornalista Leilane Neubarth rebateu um comentário feito por Rodrigo Constantino no Twitter após ele criticar uma foto do neto que ela havia publicado.
Na publicação, Constantino compartilhou um tuíte de Leilane em que ela mostrava a foto do neto utilizando um boné com o escrito CPX, uma sigla que faz menção a palavra Complexo, como são chamados conjuntos de favelas no Rio de Janeiro. “A nova geração em ação. Meu neto Francisco no time do Complexo”, dizia ela.
Ao compartilhar a imagem, Constantino escreveu: “Vovó é uma esquerdista caviar irresponsável que não mede esforços para lacrar, mas eu prefiro esconder o rosto dessa pobre criança.”
A jornalista por sua vez rebateu a crítica de Constantino. “Você é muito baixo! Eu achava que você era apenas fanático e grosseiro, mas você é podre!”, disse ela.
“Podre é colocar sigla de bandido no netinho inocente pra lacrar”, respondeu ele.
A simplificação “CPX” é usada pelos moradores dos locais, pela Polícia e pelo governo — a sigla também aparece na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para 2023 do estado do Rio.
A abreviação chamou atenção durante a campanha do presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva (PT), que compareceu ao Complexo do Alemão utilizando um boné com a sigla.
O item foi atacado por apoiadores do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) nas redes sociais, que disseram que o acrônimo é de uma gíria de grupos criminosos.
Créditos: Portal UOL.