Créditos: depositphotos.com / leungchopan
Uma pesquisa recente conduzida pelo DataSenado em parceria com a empresa Nexus revelou que 24% dos brasileiros foram vítimas de algum golpe digital nos últimos 12 meses e perderam dinheiro. Isso significa que uma em cada quatro pessoas teve prejuízo financeiro. Alguns dos principais ataques mencionados são clonagem de cartão, invasão de contas e fraudes pela internet.
No total, 21 mil pessoas foram ouvidas durante o estudo, considerado o mais amplo sobre o tema no país e publicado nesta segunda-feira (30). Esses dados mostram a gravidade e o alcance desse tipo de crime, que tem causado grandes prejuízos financeiros à população.
Qual é a Incidência de Golpes Digitais no Brasil?
Segundo a pesquisa, o estado de São Paulo teve a maior incidência de golpes, com 30% dos entrevistados revelando que foram vítimas. Em seguida, vêm Mato Grosso (28%), Distrito Federal (27%) e Roraima (27%). Já os estados com menor incidência foram Ceará (17%), Piauí (18%) e Sergipe (19%).
Apesar das variações entre os estados, o relatório aponta que não existe um perfil claro das vítimas dos crimes digitais. Os relatos são proporcionais a outras características socioeconômicas da população, como faixa etária e renda familiar mensal.
Quem São as Principais Vítimas dos Golpes Digitais?
Entre as pessoas que relataram prejuízo financeiro com os golpes, 51% possuem renda familiar de até dois salários mínimos, o que corresponde com a quantidade da população, já que 49% dos brasileiros declaram receber essa renda. Com relação à faixa etária, 27% das vítimas têm idade entre 16 a 29 anos. A incidência dos golpes com perda de dinheiro é maior em cidades com população entre 50 mil a 500 mil habitantes (41% do total), o que corresponde aos números absolutos do país, onde 40% dos brasileiros moram em cidades com essa quantidade de pessoas.
Como se Proteger de Golpes Digitais?
O aumento dos crimes digitais destaca a importância de medidas de segurança para proteger as finanças pessoais. Aqui estão algumas dicas úteis:
- Monitore suas contas bancárias regularmente para identificar transações suspeitas rapidamente.
- Evite compartilhar informações pessoais e financeiras em sites não confiáveis.
- Utilize senhas complexas e altere-as periodicamente.
- Ative autenticação em duas etapas nas contas online para adicionar uma camada extra de segurança.
- Desconfie de ofertas e promoções muito atraentes; elas podem ser iscas de criminosos digitais.
Caso você seja vítima de uma fraude, é fundamental entrar em contato rapidamente com o banco ou instituição financeira e registrar o caso com um boletim de ocorrência online. Essas medidas podem ajudar a mitigar os danos e possibilitar a recuperação de parte do valor perdido.
Conclusão: O Cenário de Golpes Digitais no Brasil em 2023
A pesquisa do DataSenado e Nexus é um alerta importante sobre a necessidade de mais conscientização e precauções em relação aos golpes digitais no Brasil. Embora a incidência varie entre os estados, a realidade é que nenhuma região está imune a esses crimes. Portanto, todos devemos estar atentos e praticar boas medidas de segurança digital para proteger nossos dados e finanças.