A partir desta terça-feira, 24 de setembro, o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) inicia os pagamentos referentes ao mês de setembro para os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Cada parcela mantém o valor de R$ 1.412,00, equivalente ao salário mínimo vigente no país. Este benefício é destinado a pessoas com deficiência (PcDs) de qualquer idade, bem como idosos com, pelo menos, 65 anos de idade.
Para ser elegível ao programa, a renda familiar per capita dos beneficiários não pode superar 1/4 do piso nacional em vigor. A solicitação para inclusão na folha de pagamento pode ser realizada diretamente no site ou aplicativo do “Meu INSS”. Caso tenha dúvidas, o atendimento pode ser feito pela Central de Atendimento do Instituto, pelo telefone 135. Há um serviço automático disponível 24 horas por dia e atendimento humano de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Quem recebe o BPC no primeiro dia do calendário?
A nova rodada do BPC para o mês-base de setembro inicia os pagamentos a partir desta terça-feira, 24 de setembro. O escalonamento dos repasses é feito com base no penúltimo dígito do Número de Benefício (NB) de cada beneficiário. O primeiro grupo a receber são os cidadãos cujo penúltimo dígito é 1 no NB.
Calendário completo de pagamentos do BPC
O calendário de pagamentos segue o mesmo adotado pelo INSS para segurados que recebem um salário mínimo mensalmente. Os repasses são feitos em dias úteis e o lote de pagamento de setembro será finalizado em 7 de outubro. Confira abaixo o calendário completo para organizar-se antecipadamente:
- Penúltimo Dígito 1: 24 de setembro
- Penúltimo Dígito 2: 25 de setembro
- Penúltimo Dígito 3: 26 de setembro
- Penúltimo Dígito 4: 27 de setembro
- Penúltimo Dígito 5: 30 de setembro
- Penúltimo Dígito 6: 1 de outubro
- Penúltimo Dígito 7: 2 de outubro
- Penúltimo Dígito 8: 3 de outubro
- Penúltimo Dígito 9: 4 de outubro
- Penúltimo Dígito 0: 7 de outubro
O calendário BPC foi definido pelo INSS. Foto: Reprodução / INSS
Como consultar o BPC de Setembro?
A consulta da parcela atualizada já está disponível no sistema “Meu INSS”, tanto pelo site quanto pelo aplicativo oficial. As informações estão na primeira página da plataforma, na opção “Extrato de Pagamento”. Além disso, o INSS está realizando uma revisão cadastral. Aqueles que não estão no CadÚnico ou que não atualizaram seus dados há mais de dois anos devem regularizar essa situação.
Onde e como fazer a regularização cadastral?
Para corrigir eventuais problemas cadastrais, é necessário comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo ou a uma unidade de atendimento do CadÚnico. O INSS também disponibilizou uma ferramenta de consulta para verificar a situação cadastral de maneira ágil.
Recomenda-se que a consulta seja feita mensalmente, pois o sistema é atualizado periodicamente. Essa prática ajuda a garantir que os dados estejam sempre corretos e atualizados.