O Instituto de Meteorologia Nacional (Inmet) emitiu um alerta nesta segunda-feira para a queda das temperaturas na Região Sul e partes do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Segundo o Instituto, há riscos de geadas e ventos costeiros no litoral do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
No Sudeste, as temperaturas também seguem baixas com possibilidade de quedas ainda mais severas em alguns pontos específicos. A situação está levantando preocupações quanto à saúde e segurança da população dessas regiões.
Como Fica o Tempo na Região Sul do País?
Um alerta de onda de frio, classificado como de “Perigo”, foi emitido para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e a porção centro-sul do Paraná. As temperaturas devem ficar cerca de 5ºC abaixo da média por até cinco dias consecutivos.
Além disso, de acordo com o MetSul, há chances pequenas de neve, como ocorreu recentemente em algumas partes de Santa Catarina.
Quais São as Consequências dos Ventos Costeiros no Sul?
O litoral gaúcho e catarinense devem enfrentar ventos fortes ao longo da manhã e início da tarde desta terça-feira. Esses ventos podem fazer com que a sensação térmica seja ainda mais baixa, aumentando o desconforto para quem estiver nas áreas litorâneas.
Já pela madrugada e manhã, a porção central do Rio Grande do Sul, entre Passo Fundo (RS) e Guarapuava (PR), pode ser impactada pela ação de geadas. A temperatura mínima deve ficar entre 0ºC e 3ºC, o que gera riscos de perda de plantações e impactos na agricultura local.
O que é o Alerta de “Perigo Potencial”?
O Inmet também emitiu um alerta de “Perigo Potencial” para declínio de temperatura em outras regiões. Este alerta cobre o restante do Paraná, sul de Mato Grosso do Sul e sul de São Paulo. A previsão é de que a queda de temperatura nessas áreas varie entre 3ºC e 5ºC.
Embora menos intensa que a geada prevista para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, há ainda o risco de geadas em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás. Essas regiões devem ficar atentas às previsões e tomar medidas preventivas para minimizar os impactos.
- Declínio de Temperatura: Alerta para o Paraná, sul de Mato Grosso do Sul e sul de São Paulo.
- Geadas: Posibilidade em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás.
Qual é a Previsão do Tempo para o Rio de Janeiro?
Nesta segunda-feira, o Rio de Janeiro deverá ter temperaturas variando de 10°C a 25°C. Apesar da presença de nuvens ao longo do dia, a previsão é de chuva apenas durante a noite, e de forma isolada, segundo o Inmet. Para terça-feira, o cenário deve permanecer semelhante, com mínimas de 13°C. A partir de quarta-feira, espera-se uma leve elevação das temperaturas.
Como Fica o Tempo em São Paulo?
São Paulo pode enfrentar geadas nas primeiras horas de segunda e terça-feira. Com as temperaturas variando entre 4°C e 21°C, os paulistanos devem se preparar para dias com poucas nuvens no céu. Similares ao Rio de Janeiro, as temperaturas em São Paulo devem subir ligeiramente a partir de quarta-feira.
Em Belo Horizonte, as previsões indicam temperaturas entre 9°C e 27°C, com poucas variações nos dias seguintes. Assim, moradores devem estar atentos às mudanças e se preparar adequadamente para enfrentar essa onda de frio.
É vital que a população das regiões afetadas siga atentamente as recomendações do Inmet e adote medidas preventivas para minimizar os impactos dessas mudanças climáticas.