Uma nova frente fria está a caminho e promete mudar o clima em várias regiões do Brasil já a partir de quarta-feira, 7 de agosto de 2024. Esse sistema meteorológico inicialmente vai atingir o Sul do país e, em seguida, avançará para o Sudeste. Segundo a Climatempo, a queda das temperaturas chegará até mesmo a Estados do Norte.
O ar polar, combinado com a alta umidade prevista, poderá provocar fenômenos curiosos, como chuva congelada em cidades do sul do Rio Grande do Sul na quinta-feira, 8 de agosto de 2024. Embora a chance seja baixa, não pode ser completamente descartada. A massa de ar frio também será sentida em São Paulo e Mato Grosso do Sul entre quinta-feira e sexta-feira, 9 de agosto de 2024.
Quais são os Estados mais afetados pela frente fria?
De acordo com previsões da Climatempo, no Rio Grande do Sul, cidades próximas à fronteira com o Uruguai podem sofrer com a entrada do ar polar, o que pode causar chuva congelada. As cidades de Ponta Porã, Porto Murtinho e Corumbá, em Mato Grosso do Sul, também terão sensação de frio.
Em São Paulo, a previsão indica que a circulação de ventos trará mais umidade do mar, resultando em chuvas, principalmente nas regiões sul, leste e litoral do Estado.
Previsão do Tempo Por Região
A semana apresenta climas variados nas diferentes regiões do Brasil. Vamos conferir mais detalhes.
Antes da chegada da massa de ar polar, o sul do Brasil terá um clima dinâmico. Na terça-feira, 6 de agosto de 2024, a chuva intensa dominará o Rio Grande do Sul, com céu nublado e pancadas fortes, especialmente no oeste e sul do Estado. Por outro lado, Santa Catarina e Paraná terão tempo firme com variação de nebulosidade.
- Na quarta-feira, novas pancadas no Rio Grande do Sul com alerta para temporais na metade sul.
- Santa Catarina e Paraná podem ter algumas chuvas irregulares e isoladas.
No Sudeste, a semana segue ensolarada com temperaturas altas e umidade relativa do ar abaixo de 30%. Na quarta-feira, o cenário continua com calor predominando.
No Centro-Oeste, a situação é semelhante ao Sudeste, mas com umidade relativa do ar ainda mais baixa, chegando a níveis críticos abaixo de 20% até a chegada da frente fria.
Como será o tempo no Nordeste e no Norte do Brasil?
No Nordeste, a semana começa com alta umidade e nuvens densas em cidades como Salvador, Natal e São Luís. Contudo, no interior da região, o ar será quente e seco. Espera-se que na quarta-feira, 7 de agosto, aconteça chuva passageira na costa leste e no litoral do Maranhão, com tempo estável no interior e na Paraíba.
Pancadas de chuva isoladas podem ocorrer entre a Bahia e Pernambuco, além do litoral do Rio Grande do Norte na quinta-feira, 8 de agosto.
No Norte, a semana será marcada por calor e abafamento, com chuvas isoladas previstas apenas em Boa Vista, Belém e Macapá. A baixa umidade do ar será a principal preocupação no Tocantins.
Resumo da Previsão do Tempo
- Rio Grande do Sul: Chuva forte e nublado, possibilidade de chuva congelada na quinta-feira.
- Santa Catarina e Paraná: Tempo firme com possíveis chuvas isoladas.
- Sudeste: Ensolarado e quente com umidade do ar baixa.
- Centro-Oeste: Calor intenso e umidade crítica.
- Nordeste: Alta umidade com nuvens carregadas na costa, clima seco no interior.
- Norte: Calorão e umidade baixa, chuvas isoladas em algumas capitais.
Fique atento às atualizações meteorológicas para planejar sua semana e se proteger das variações climáticas que vêm por aí.