Adam Schultz/Official White House Photo – 7.jun.2023
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, passou o fim de semana com sua esposa e filhos em Camp David, a residência oficial rural no Estado de Maryland. Isso ocorreu após seu fraco desempenho no debate presidencial de quinta-feira (27 de junho de 2024), o que resultou em uma onda de críticas da imprensa internacional e gerou preocupações entre os membros do Partido Democrata.
De acordo com o New York Times, os familiares de Biden pediram para que ele continue na corrida eleitoral, com alguns se oferecendo para ajudar mais ativamente na campanha. “Uma das vozes mais fortes que imploraram a Biden que resistisse à pressão para desistir foi seu filho Hunter Biden, a quem o presidente há muito se apoia para obter conselhos”, relatou o jornal norte-americano.
Ainda conforme a reportagem, Biden está explorando formas de tranquilizar os integrantes do Partido Democrata e acalmar a mídia. “Biden tem solicitado ideias de conselheiros sobre como proceder, e sua equipe tem discutido se ele deve dar uma entrevista ou se defender e mudar a narrativa, mas nada foi decidido ainda”, afirmou o Times.
Desde o debate, jornais como o Guardian e o Wall Street Journal têm pressionado para que Biden desista da corrida eleitoral e seja substituído por outro candidato democrata, principalmente por causa de sua idade (81 anos). Caso seja reeleito, Biden terá 86 anos ao fim do mandato, sendo o presidente mais velho a ocupar o cargo na história.
Segundo uma pesquisa divulgada pela CBS News, a porcentagem de eleitores que desejam que Biden seja substituído por outro candidato aumentou para 72% após o debate, comparado a 63% em fevereiro.
Desempenho fragilizado no debate
Durante o debate com Donald Trump na quinta-feira (27 de junho), Biden aparentou divagar várias vezes. Com a voz rouca devido a uma gripe, ele pigarreou e tossiu em diversos momentos. Também teve dificuldades para formular e completar frases com clareza. O desempenho do democrata foi alvo de memes na internet.