Foto: Reprodução/Band
A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira, 27, revela que o apresentador José Luiz Datena (PSDB) é o pré-candidato à prefeitura de São Paulo com a maior rejeição entre os eleitores, superando o deputado Guilherme Boulos (PSOL), que anteriormente liderava nesse aspecto.
O levantamento indica que 51% dos entrevistados conhecem Datena e não votariam nele, enquanto 39% conhecem e consideram a possibilidade de votar no tucano. Apenas 10% afirmaram não conhecê-lo.
Boulos, apoiado por Lula (PT), tem 41% de rejeição e 35% de potencial de voto. Cerca de 24% dos entrevistados disseram não conhecer o parlamentar ligado ao MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto).
Em relação ao prefeito e candidato à reeleição Ricardo Nunes (MDB), que conta com o apoio de Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Jair Bolsonaro (PL), 39% dos entrevistados consideram votar nele, enquanto 38% o rejeitam. Além disso, 23% dos entrevistados disseram não conhecer Nunes, que assumiu o cargo após a morte de Bruno Covas (PSDB) em 2021.
A pesquisa também mostra que outros pré-candidatos à prefeitura de São Paulo são menos conhecidos pelo eleitorado, o que afeta seu potencial de voto e rejeição:
- Pablo Marçal (PRTB): desconhecido por 48%, tem potencial de voto de 21% e rejeição de 31%.
- Tabata Amaral (PSB): desconhecida por 50%, tem potencial de voto de 22% e rejeição de 28%.
- Kim Kataguiri (União Brasil): desconhecido por 69%, tem potencial de voto de 10% e rejeição de 21%.
- Marina Helena (Novo): desconhecida por 68%, tem potencial de voto de 12% e rejeição de 20%.
A Quaest entrevistou 1.002 eleitores entre 22 e 25 de junho, com uma margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos.