O presidente Jair Bolsonaro (PL) valorizou o resultado do primeiro turno das eleições deste ano. No domingo 2, o chefe do Executivo obteve pouco mais de 51 milhões de votos (43,2%). O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por sua vez, foi o preferido de 57,2 milhões de eleitores (48,4%).
Nas redes sociais, Bolsonaro ressaltou que, nas eleições de 2022, obteve aproximadamente 2 milhões de votos a mais que o verificado no primeiro turno do pleito de 2018. “Também elegemos as maiores bancadas da Câmara e do Senado, o que era a nossa maior prioridade neste primeiro momento”, escreveu o presidente, no Twitter, na madrugada desta segunda-feira, 3.
O Partido Liberal (PL), que lançou a candidatura de Bolsonaro à reeleição, conquistou 98 vagas na Câmara dos Deputados. Pela segunda legislatura seguida, a sigla dispõem da maior bancada partidária da Casa.
O chefe do Executivo também destacou a quantidade de governadores aliados que foram eleitos no primeiro turno (8). “E elegeremos nossos aliados em outros 8 Estados neste segundo turno”, afirmou. “Esta é a maior vitória dos patriotas na história do Brasil: 60% do território brasileiro será governado por quem defende nossos valores e luta por um país mais livre.”
O presidente lembrou os erros dos institutos de pesquisas, que davam ampla vantagem a Lula nestas eleições. “Muita gente se deixou levar pelas mentiras propagadas pelos institutos de pesquisas, que saíram do primeiro turno completamente desmoralizados”, considerou. “Erraram todas as previsões e já são os maiores derrotados desta eleição. Vencemos essa mentira e, agora, vamos vencer a eleição.”
Créditos: Revista Oeste.