• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
sábado, 7 de junho de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Geral

Observadores internacionais dizem que a eleição cumpriu requisitos impostos

Por Terra Brasil
03/out/2022
Em Geral
EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

Observadores internacionais que acompanharam as eleições no Brasil disseram nesta segunda-feira (3) que o pleito cumpriu requisitos internacionais e transcorreu de forma transparente e segura.

A conclusão faz parte de um relatório preliminar da missão de observação eleitoral da Rojae-CPLP (Rede dos Órgãos Jurisdicionais e de Administração Eleitoral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).

A entidade afirmou que o uso do sistema eletrônico de votação se mostrou seguro, confiável e rápido. “Não suscitou reclamações nem foram observados procedimentos suscetíveis de pôr em causa a transparência e a verdade da votação”, diz trecho do relatório.

Leia Também

Novas leis podem causar multas de trânsito que os motoristas nem imaginam!

Censo revela que religião no Brasil nunca mais será como antes; Veja os novos números!

Quem tem pet precisar incluir essas plantas em sua casa

“A MOE da ROJAE-CPLP sublinha a forma pacífica e ordeira como decorreram as operações e a observância generalizada dos procedimentos legais e, por esse facto, felicita o povo brasileiro e, em especial, as autoridades, instituições e cidadãos com intervenção no processo”.

A entidade foi convidada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para acompanhar as eleições. O trabalho também foi feito por outras organizações, como Uniore (União Interamericana de Organismos Eleitorais), OEA (Organização dos Estados Americanos) e Parlasul (Parlamento do Mercosul).

A missão da entidade foi composta por 14 observadores de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e Timor-Leste.

João Manuel Rosa de Almeida, porta-voz da missão de observação da Rojae-CPLP, disse que o processo eleitoral brasileiro é “duplamente complexo”: por eleger num mesmo pleito representantes para vários órgãos e pelo sistema de lista aberta.

No formato, adotado no país, as vagas conquistadas pelo partido ou coligação são ocupadas pelos candidatos mais votados, até o número de cadeiras destinadas à agremiação.

Damião afirmou que as filas registradas em Estados durante a votação têm a ver com a complexidade do processo.

“O que conseguimos perceber é que para votar, um cidadão minimamente expedito demorava 1 minuto e pouco. Nós assistimos uma votação concreta de uma pessoa com deficiência que ao fim de 5 minutos ainda não tinha votado”.

A missão da Rojae foi dividida em grupos, que acompanharam a abertura e o fechamento da votação em diferentes seções eleitorais, e o decorrer do processo durante o dia.

Créditos: Poder 360.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Saiba o que acontece com os mesários que faltaram às eleições

PRÓXIMO

Novena da Padroeira do Brasil começa hoje no Santuário de Aparecida

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se