foto: Reprodução
Nesta quinta-feira (13), a Globo anunciou que não chegou a um acordo com a detentora dos direitos de exibição do Festival de Parintins e, portanto, não poderá transmitir a festa nortista. A emissora havia divulgado em horário nobre, com grande destaque e até uma reportagem no Jornal Nacional, que faria a transmissão do evento pela primeira vez em 2024.
“A Globo iniciou conversas para a transmissão do Festival de Parintins, mas não conseguiu chegar a um acordo com a detentora dos direitos de exibição do evento”, declarou a emissora em comunicado à imprensa.
A Globo reiterou seu interesse em exibir a festa do folclore dos povos da floresta em suas diversas plataformas, para o Brasil e o mundo, e continuará a cobertura jornalística local e nacional do evento. “A riqueza cultural da região esteve sempre presente na programação da Globo, seja através da cobertura local, na beleza de suas histórias e cenários representados na dramaturgia, ou pelos artistas e personalidades presentes em programas, musicais e realities”, acrescentou.
A emissora também afirmou que “a formalização do nosso interesse tinha como objetivo integrar o Festival de Parintins ao portfólio de grandes transmissões da Globo, palco das principais festas culturais e populares brasileiras”. Agora, a cobertura do evento será restrita ao Jornalismo da Globo e da Rede Amazônica, afiliada da emissora no Amazonas.
Em 2023, a disputa entre o boi Garantido e o boi Caprichoso foi exibida pela TV A Crítica, responsável pela produção do Alerta Geral, apresentado por Sikera Júnior, e pelo Peladão a Bordo, reality show vencido por Isabelle Nogueira antes de sua participação no BBB 24.
A Globo havia anunciado a transmissão do Festival de Parintins durante o Upfront 2024, evento em que revela as novidades de sua programação para o mercado publicitário, em outubro de 2023. A participação de Isabelle Nogueira, cunhã-poranga do Boi Garantido, no BBB 24 aumentou os holofotes sobre o evento, com ela frequentemente ensaiando sua coreografia durante o confinamento. Marcos Mion também recebeu artistas dos bois Garantido e Caprichoso no quadro Caldeirola, reforçando os preparativos para a transmissão.
A assinatura de um acordo com os presidentes do Boi Garantido e do Boi Caprichoso, Fred Góes e Rossy Amoedo, chegou a ser exibida no Jornal Nacional em maio deste ano, com a presença do governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil).