O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo e faz parte do café da manhã de muitos brasileiros. Além de proporcionar aumento de disposição e redução do cansaço, ele também pode gerar uma incontrolável vontade de ir ao banheiro.
Para algumas pessoas, o café funciona como um “empurrãozinho” para soltar o intestino. Isso ocorre porque os compostos presentes no café estimulam a resposta gastrocolônica em alguns indivíduos. Esses compostos aumentam a contração e o relaxamento das paredes musculares dos intestinos, tanto o delgado quanto o grosso, ajudando a movimentar o conteúdo intestinal.
Embora a cafeína tenha um leve efeito laxativo, o principal componente do café responsável por esse efeito é o ácido clorogênico. Mesmo em cafés descafeinados, esse ácido pode causar o mesmo efeito.
Além disso, o café estimula a produção de gastrina, um hormônio gástrico que aumenta a secreção ácida no estômago. Quando combinado com o ácido clorogênico, isso pode levar ao reflexo gastrocólico, resultando na vontade de ir ao banheiro. Esse efeito costuma ocorrer rapidamente, cerca de 5 a 10 minutos após a ingestão do café. Portanto, é bom pensar duas vezes antes de tomar aquele cafezinho pela manhã!