Foto: Reprodução/Diogo Zacarias/REUTERS/Tuane Fernandes.
O presidente do conselho do BTG, André Esteves, afirmou que o descontentamento dos empresários com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas últimas semanas revela que o aumento da carga tributária atingiu seu limite. As informações são do Poder 360.
O governo tem enfrentado críticas do mercado, especialmente após a edição da Medida Provisória 1.227 de 2024, que restringe a compensação de créditos do PIS/Pasep e Cofins.
“O estresse das últimas semanas e os discursos mais acalorados do lado empresarial indicam algo muito importante: o aumento da carga tributária atingiu seu limite. De uma forma ou de outra, estamos chegando lá”, disse Esteves.
Ele elogiou o esforço do ministério da Fazenda pelo equilíbrio fiscal: “Finanças equilibradas resultam em juros reais mais baixos, ou pelo menos mais baixos do que estão agora. E acredito que o ministério da Fazenda entende isso muito claramente”.
No entanto, Esteves fez uma ressalva: “Se queremos alcançar o equilíbrio fiscal, precisamos também focar na otimização dos nossos gastos”.