Na quarta-feira (5), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) realizou uma nova ocupação na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Alagoas. O protesto foi direcionado contra a nomeação de Junior Rodrigues do Nascimento como novo superintendente.
Essa não é a primeira vez que o movimento se manifesta contra a indicação de Nascimento. A primeira manifestação ocorreu no final de abril.
Nascimento assumiu o cargo após a demissão de Wilson Cesar de Lira Santos, primo do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Apesar da mudança, Nascimento continua fazendo parte do mesmo grupo político.
Antes de assumir o Incra, Nascimento ocupava o cargo de diretor-presidente da Naturagro, uma entidade sediada em Maceió que representa beneficiários do programa nacional de reforma agrária.
O MST reivindica a nomeação de José Ubiratan para a superintendência do Incra em Alagoas. O movimento vinha solicitando a exoneração de Wilson Cesar de Lira Santos desde o ano passado.
Desde o início do governo do presidente Lula (PT), o MST tem pressionado pela exoneração do primo de Arthur Lira e pela indicação de um superintendente alinhado com os ideais do movimento. Os integrantes continuam insistindo na nomeação de um aliado para o cargo.
Vale mencionar que em abril, o MST também invadiu novamente a sede da superintendência do Incra em Alagoas, protestando contra a nomeação de Junior Rodrigues do Nascimento, indicado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira.