REPRODUÇÃO/TV GLOBO
William Bonner já tem data marcada para retornar à bancada do Jornal Nacional. O âncora está transmitindo o noticiário direto de Porto Alegre desde o último dia 6 para cobrir as consequências da tragédia provocada pelas chuvas no Rio Grande do Sul. A edição desta quarta-feira (15) será a última apresentada pelo jornalista fora do estúdio. Na quinta-feira (16), ele já estará de volta à Redação no Rio de Janeiro.
A informação foi confirmada pela Globo ao Notícias da TV. Inicialmente, a previsão era de que Bonner permanecesse no Sul do país até quinta-feira, mas a estratégia da cobertura está sendo revista dia a dia.
A ida de William Bonner para o local da tragédia faz parte da cobertura especial da emissora, que deslocou 68 profissionais após o agravamento da crise no estado. Equipes de Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília foram convocadas para reforçar o time de repórteres, âncoras, editores, cinegrafistas e técnicos de tecnologia.
Durante a cobertura, os jornais ganharam mais espaço na programação, somando três horas a mais durante a semana, totalizando 27 horas de cobertura dedicada à tragédia. No primeiro dia de Bonner no RS, o Jornal Nacional alcançou 26,0 pontos, sua melhor audiência em sete meses.
Parte do público se surpreendeu ao ver o jornalista fora da bancada e com roupas mais informais. Bonner chegou até a gravar uma chamada para o jornal diretamente do celular. Ele chamou a atenção por apresentar o jornal de dentro de um navio da Marinha, proporcionando um local seguro para a transmissão.
A presença de Bonner na embarcação visava evitar incômodos conservadores durante a transmissão. Durante a semana, a cúpula da Globo se mudou do Rio para a capital gaúcha, incluindo o diretor de Jornalismo, Miguel Athayde, e principais repórteres, editores e produtores.
O uso de um figurino básico, sem ostentação, tem como objetivo transmitir empatia para a audiência e mostrar solidariedade com o sofrimento registrado.