Um quadro retratando o cavalo Caramelo, que ganhou notoriedade em todo o Brasil após passar quatro dias ilhado no telhado de uma casa na cidade de Canoas, foi leiloado por R$ 130 mil em um evento beneficente para arrecadar doações às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. A iniciativa, chamada de “Martelo Solidário”, foi organizada pelo Sindicato dos Leiloeiros Rurais do Rio Grande do Sul (Sindilei-RS) e arrecadou um total de R$ 1,2 milhão.
Além do quadro do cavalo, outras 94 obras foram doadas para o leilão, incluindo uma prancha e uma camiseta autografadas pelo surfista Gabriel Medina, camisetas dos times Santos e da Seleção Brasileira autografadas pelo rei Pelé, bem como réplicas de capacetes de Ayrton Senna e a camiseta usada no último desfile da modelo Gisele Bündchen.
Todo o valor arrecadado será destinado às entidades que prestam apoio aos afetados pelas chuvas e à reconstrução do estado. O quadro, criado pelo artista argentino José Acuña, retrata a cena viralizada nas redes sociais do cavalo resistindo no telhado. Além da pintura, o leilão incluiu uma poesia do cantor e pecuarista Gujo Teixeira.
O cavalo Caramelo foi resgatado na última quinta-feira (9) por equipes do Corpo de Bombeiros de São Paulo e do Rio Grande do Sul, além de voluntários. Ele foi transportado até o Hospital Veterinário da Ulbra pela cavalaria da Brigada Militar e está em tratamento. Segundo o médico veterinário responsável, o estado de saúde do animal está evoluindo positivamente, com todos os parâmetros dentro da normalidade. Novos exames de sangue estão sendo realizados para monitorar seu progresso.
Devido ao sucesso da ação, a organização do “Martelo Solidário” planeja realizar um novo leilão no próximo sábado (18), visto que novas doações continuam chegando.