Durante o último fim de semana, um tornado intenso atingiu a cidade de Guangzhou, no sul da China, resultando em cinco mortes e trinta e três feridos, de acordo com informações da imprensa local.
As autoridades relataram danos em 141 edifícios, embora nenhuma casa tenha sido diretamente atingida. Uma avaliação preliminar do governo indicou que o tornado alcançou um nível de intensidade três, dois níveis abaixo do máximo.
IMAGENS IMPRESSIONANTES: tornado causa destruição na China, deixando m0rt0s e vários feridos pic.twitter.com/sgykfmXukZ
— Diario do Brasil Notícias (@diariobrasil_n) April 29, 2024
Guangzhou, com sua população de 19 milhões de habitantes, está localizada a cerca de 130 quilômetros de Hong Kong. Além disso, a vila de Zhongluotan, no distrito de Bayun, também sofreu os impactos do tornado.
Na última semana, o sul do país enfrentou dias de chuvas intensas. Autoridades evacuaram cerca de 100 mil pessoas na província de Guangdong, que enfrentou inundações em diversos pontos devido às fortes chuvas.
As linhas de energia foram derrubadas e as redes de telefonia móvel sofreram interrupções em toda a região, deixando milhares de chineses desabrigados.
O tornado e as tempestades foram desencadeados pelo fenômeno climático El Niño e por uma máxima subtropical mais intensa do que o usual, conforme relatado pela Reuters.
A Agência Meteorológica da China emitiu um alerta de que as chuvas fortes e as tempestades devem persistir até o final deste mês.