Foto: ReproduçãoDivulgação/Vatican Media.
O Papa Francisco recebeu neste sábado (27/4), no Vaticano, Dilma Rousseff, ex-presidente do Brasil e atual presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), também conhecido como “Banco dos Brics”.
Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, o Papa cumprimentou a ex-presidente, dizendo: “Bem-vinda. Que prazer revê-la”. Durante a conversa, os dois alternaram entre o português e o espanhol.
Dilma compartilhou sobre o encontro em uma publicação no Twitter, onde escreveu: “Falamos sobre os grandes desafios da humanidade: o combate à desigualdade e à fome, a transição energética e as ações necessárias para enfrentar as mudanças climáticas”.
Os dois também trocaram presentes. Dilma presenteou o Papa com o livro “Theodoro Sampaio. Nos sertões e na cidade”, de Ademir Pereira dos Santos, enquanto Francisco entregou a encíclica “Laudato si”, a exortação apostólica “Laudate Deum” e uma escultura em bronze.
Segundo o Vaticano, Dilma foi a primeira chefe de Estado a receber Francisco em uma viagem internacional após sua eleição como papa, em 2013. Na época, a então presidente do Brasil teve uma audiência privada com o pontífice.
Ao final do encontro, o Papa disse: “Reze por mim e eu rezo por você”. Dilma respondeu: “Estou rezando”.