A ideia de uma casa perfeita é subjetiva, pois depende tanto do gosto pessoal de cada um quanto do que cada pessoa considera fundamental em uma residência. No entanto, o World Architecture Festival (WAF), o evento mais renomado do mundo que reconhece os projetos mais inovadores em arquitetura, tem tentado desde 2008 dar uma resposta mais objetiva a essa questão.
Os avaliadores dos projetos em competição levam em conta critérios muito específicos, como eficiência energética, uso de materiais sustentáveis e otimização do espaço. Com informações do site Mega Curioso, apresentamos uma lista das casas mais impressionantes que participaram do festival.
- 19 Waterloo Street, Sydney, Austrália Apesar de sua aparente simplicidade, esta casa, projetada pelo estúdio australiano SJB, foi a vencedora do prêmio World Interior of the Year 2023 da WAF. Situada em um terreno de 30 metros quadrados em Sydney, Austrália, a casa utiliza materiais reciclados, incluindo tijolos quebrados.
Parte da fachada é feita de alvenaria, promovendo a ventilação natural e eliminando a necessidade de ar condicionado. A casa não esquenta no verão e permite a entrada de luz natural no inverno. No telhado, um jardim de plantas contribui para reduzir a temperatura interna.
- Casa LRM, São Paulo, Brasil Situada em São Paulo, a Casa LRM é um projeto do Studio AG, do Brasil. De formato retangular, foi projetada para proporcionar uma sensação de amplitude. Para isso, os arquitetos utilizaram amplamente vidros e criaram uma conexão sem barreiras entre o interior e o jardim.
O projeto também incluiu a adição de dois andares extras. No topo da casa, uma claraboia permite a entrada de mais luz natural. As janelas, que vão do chão ao teto, são foscas para permitir uma maior ventilação natural.
- Flag House, Whistler, Canadá Embora esteja localizada em Whistler, no Canadá, a Flag House é um projeto com DNA brasileiro. Criada pelo Studio MK27, de São Paulo, a casa segue o estilo do estúdio, integrando o interior e o exterior em um design horizontal e baixo.
A fachada é toda de vidro, apoiada por uma base de madeira escura. Visto de dentro, o andar superior, onde estão os quartos, parece flutuar sobre a parte inferior, como se estivesse em um pedestal.
- Apartamento Orla, Rio de Janeiro, Brasil Outro projeto brasileiro na lista é o Apartamento Orla, localizado no Rio de Janeiro e criado pelo Studio Arthur Casas. Com uma vista panorâmica deslumbrante para a praia de Ipanema, o apartamento utiliza materiais naturais em toda a sua extensão. Na sala, o piso é de pedra e as paredes são revestidas de madeira, criando um ambiente tranquilo, privado e relaxante.
Os tons são terrosos, harmonizando com a vista para o mar e criando a sensação de ser uma extensão da própria praia. Outro detalhe elegante é a cozinha ampla, sem paredes, com vista para o mar.
- House of Solid Stone, Jaipur, Índia Para encerrar a lista, a House of Solid Stone está localizada em Jaipur, na Índia. Projetada pelo estúdio Malik Architecture, de Mumbai, a casa utiliza um material que foi negligenciado por arquitetos nas últimas décadas: o arenito.
Na construção do elemento, foi utilizada uma técnica milenar de corte de pedra, preservando a textura natural da pedra. Isso ajuda a casa a ter um efeito unificador entre o exterior e o interior.
No site do estúdio, o arquiteto responsável pela construção mencionou que a construção da House of Solid Stone parecia mais uma escavação arqueológica do que um canteiro de obras.