Nesta sexta-feira (5), a 124ª DP (Saquarema) deteve três indivíduos responsáveis pelos cães pitbull que atacaram a autora Roseana Murray, em Saquarema, na Região dos Lagos. Eles foram capturados em flagrante por maus-tratos a animais.
De acordo com o delegado André Luiz Salvador Bueno, encarregado do caso, os detidos também serão processados por negligência no cuidado com animais e lesão corporal.
“Nós estamos realizando a prisão em flagrante, pelo crime de maus-tratos de animais, uma família que mora aqui na região e que três cachorros de propriedade deles atacaram a vítima, a senhora Roseane, que está em estado grave”, disse o delegado.
“Foi constatado que o local onde os animais estavam guardados é um local insalubre, com alimentação inadequada e eles estavam debilitados. Segundo a veterinária, eles estavam estressados e muito ofegantes”, completou André Luiz.
Roseana, que residia próximo aos detentos, sofreu um ataque na mesma rua em que eles vivem. Devido à severidade das mordidas, ela acabou perdendo um braço e uma orelha.
Após a realização da perícia no local do ataque, os animais foram encaminhados para um abrigo temporário.
Escritora em estado grave
Depois de ser atacada, Murray foi transportada de helicóptero para o Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), localizado em São Gonçalo, na Região Metropolitana, onde foi submetida a cirurgias. De acordo com o hospital, ela precisou amputar o braço direito. O braço esquerdo e o lábio foram reconstruídos.
Sandra Noleto, uma comerciante amiga de Roseana, relatou que durante o ataque a vítima foi arrastada por cerca de 5 metros e teve o braço direito severamente dilacerado.
Fotos tiradas por moradores após o ataque revelam que a poetisa ficou com múltiplas marcas de mordidas pelo corpo. A legislação estadual desde 2005 determina que cães de algumas raças, incluindo pitbulls, só podem circular em locais públicos se estiverem com guias e focinheiras.