O piloto de 60 anos, que estava desaparecido desde a tarde de quarta-feira (3) após decolar do Aeroclube de Santa Catarina em São José (SC) com destino a Videira (SC), foi encontrado e resgatado vivo pela Força Aérea Brasileira (FAB).
Na quinta-feira (4), ele foi transportado para o aeroporto de Florianópolis e, em seguida, encaminhado ao Hospital Governador Celso Ramos pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
AGORA: piloto é resgatado pela FAB após desaparecimento em Santa Catarina pic.twitter.com/27dbBrusAN
— Diario do Brasil Notícias (@diariobrasil_n) April 4, 2024
A aeronave foi localizada na zona rural de Ponte Alta do Norte (SC), aproximadamente 18km distante de Curitibanos, a cidade mais próxima do local.
“A aeronave SC-105 Amazonas do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação – Esquadrão Pelicano – encontrou, nesta quinta (4), a aeronave desaparecida. paraquedistas do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARA-SAR), foram lançados para averiguar as condições e prestar os primeiros socorros na vítima. Por volta das 14:00 helicóptero H-60 Black Hawk realizou o resgate”, informou a FAB.
O comandante do helicóptero utilizado na missão, Tenente Aviador Vitor Lucas de Mello, relatou a emoção de encontrar a vítima do acidente com vida no resgate. “Quando percebemos que estava com vida, a tripulação ficou extremamente feliz, motivada ainda mais para cumprir a missão”, expressou.
A FAB assegura que a finalização da investigação será feita no menor tempo viável, levando em consideração a complexidade do incidente e a importância de identificar possíveis elementos que possam ter contribuído para o ocorrido.