O tremor que sacudiu a costa leste de Taiwan na quarta-feira (3/4) resultou em pelo menos nove fatalidades e 821 pessoas feridas, conforme divulgado pela entidade nacional de defesa civil do país. A magnitude do terremoto é estimada entre 7,2 e 7,5, dependendo da fonte.
O evento sísmico aconteceu aproximadamente às 9h (22h de terça-feira em Brasília). O epicentro foi localizado a cerca de 25 quilômetros ao sudeste de Hualien, a uma profundidade de 15,5 quilômetros, de acordo com a Administração Central de Meteorologia (CWA) de Taiwan.
Taiwan earthquake… HAARP? pic.twitter.com/JV2M9aRroQ
— WᴏɴᴅʀᴏᴜꜱWᴏʀʟᴅ 🧭 (@Eyeoftheworld_) April 3, 2024
Imagens Impressionantes: vídeos mostram destruição causado pelo terremoto mais forte em 25 anos em Taiwan pic.twitter.com/Xhwbn04UIR
— Diario do Brasil Notícias (@diariobrasil_n) April 3, 2024
This is scary, I don't believe it
— Sunder Singh Bisht (@SunderSingh0912) April 3, 2024
Is this from the Taiwan earthquake? I don't think so. People are spreading this video.
See the condition of skyscrapers after
7.5 magnitude #earthquake hit #Taiwan
Also #Tsunami alert is issued.
Be safe. Prayers for the people pic.twitter.com/u08Ls4BRNz
Foi registrado pelo Corpo de Bombeiros do país o colapso de pelo menos 26 prédios, a maioria deles na área de Hualien, a leste. As autoridades informaram que dois alemães estariam presos em um túnel no Parque Nacional de Taroko, sem mais informações sobre suas condições de saúde.
O diretor do Centro Sismológico de Taipei, Wu Chien-fu, explicou tratar-se do “terremoto mais forte dos últimos 25 anos” que atingiu a ilha “próximo da terra e pouco profundo”, sendo “sentido em todo o país e nas ilhas próximas”.
“O público deve prestar atenção às advertências e mensagens relevantes, e estar preparado para evacuação sismológica”, aconselhou.
O terremoto de 1999 em Taiwan
No mês de setembro de 1999, Taiwan foi atingido por um terremoto de 7,6 na escala Richter, resultando em 2.400 vítimas. Devido à sua localização próxima a duas placas tectônicas, o país insular é frequentemente afetado por atividades sísmicas. Foi emitido um alerta pelas autoridades sobre a possibilidade de mais tremores nos dias seguintes.
As Filipinas tinham emitido alertas de “tsunamis de grandes ondas” e se preparavam para evacuar as regiões costeiras, porém o alerta foi posteriormente cancelado. A Agência Meteorológica do Japão (JMA) também revogou o aviso de tsunami para suas ilhas meridionais.
O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, declarou-se pronto a prestar toda assistência necessária a Taiwan, seu “vizinho através do oceano”. O Japão registra cerca de 1.500 abalos por ano. O mais notável, de magnitude 9,0, em março de 2011, resultou no desastre nuclear de Fukushima, totalizando 18,5 mil mortos ou desaparecidos.