PRF/Divulgação
Durante o feriado da Semana Santa, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 1.599 multas aplicadas a motoristas flagrados dirigindo sob efeito de álcool ou que se recusaram a fazer o teste do etilômetro. Essa marca é mais que o dobro das 740 multas registradas no mesmo período de 2023.
Os números foram divulgados nesta segunda-feira (1º) e compreendem as ocorrências da operação, que teve início na madrugada da última quinta-feira (28). A PRF fiscalizou mais de 59 mil veículos e registrou mais de 44 mil infrações de trânsito.
Além disso, a PRF registrou um aumento de 48,6% no número de motoristas multados por excesso de velocidade, totalizando 28.301 casos neste ano, em comparação com 19.051 casos no ano passado.
De acordo com a corporação, o policiamento foi reforçado em pontos estratégicos das rodovias federais, o que contribuiu para uma redução de 11,5% no número de mortos e de 17,3% no número de feridos durante o feriado.
As autuações por uso de celular ao volante também aumentaram significativamente, com 435 condutores autuados neste ano, em comparação com 236 autuações em 2023.
Além das infrações de trânsito, a PRF realizou apreensões de drogas. Durante o período, foram apreendidas 2,7 toneladas de maconha e 567 kg de cocaína, além de 12 armas de fogo retiradas de circulação. No total, 337 pessoas foram detidas.
É importante que os motoristas sigam as normas de trânsito, evitem o uso de celular ao volante e respeitem os limites de velocidade para garantir a segurança nas estradas.