Daniel Alves foi liberado da prisão na Espanha nesta segunda-feira (25/3) após pagar uma fiança de 1 milhão de euros, equivalente a R$ 5,4 milhões. Houve muita especulação sobre quem teria ajudado o ex-jogador com o pagamento, até que a imprensa internacional revelou o suposto benfeitor.
Segundo o jornalista catariano Mabkhout Al Marri, quem arcou com a quantia foi o meio-campista holandês Memphis Depay. Os dois foram companheiros de equipe no Barcelona em 2021 e cultivaram uma forte amizade desde então.
Foto: REPRODUÇÃO
Depay já prestou auxílio a outros amigos com problemas legais, como o lateral francês Benjamim Mendy, preso por estupro, mas posteriormente inocentado, e o atacante holandês Quincy Promes, detido por envolvimento com tráfico de drogas.
Em uma entrevista ao jornal português Record na semana passada, Depay comentou sobre esses casos, afirmando que a amizade com os jogadores não foi abalada mesmo diante dos problemas judiciais.
Daniel Alves foi libertado nesta segunda-feira (25/3) depois de pagar a fiança de 1 milhão de euros (cerca de R$ 5,5 milhões). O ex-jogador estava detido há mais de um ano por acusações de estupro e recebeu uma sentença de 4 anos e meio. Sua saída da prisão foi marcada por protestos de funcionários prisionais.
Os protestos em frente à prisão foram motivados por outro incidente: o assassinato de uma cozinheira na prisão de Tarragona desencadeou uma onda de manifestações por parte dos trabalhadores de prisões na Espanha nas últimas semanas. A polícia catalã teve que intervir para controlar a multidão na saída de Daniel Alves, mas alguns manifestantes se aproximaram do ex-jogador enquanto ele se dirigia ao carro acompanhado por seus advogados.
A liberdade condicional foi concedida pela Justiça espanhola na semana anterior, sujeita ao pagamento da fiança e outras condições, como a entrega de seus passaportes brasileiro e espanhol, a manutenção de uma distância de 1km e a proibição de comunicação com a vítima, além de comparecer ao tribunal semanalmente. Daniel Alves também está impedido de deixar a Espanha.
Ele planeja residir em uma mansão luxuosa que adquiriu durante seu tempo como jogador do Barcelona, nos arredores da cidade espanhola. Seus passaportes brasileiro e espanhol já foram entregues às autoridades.
Com informações de Metrópoles