Foto: Reprodução.
A Unitree, uma empresa chinesa, revelou o primeiro robô humanoide capaz de executar um salto mortal para trás enquanto está de pé, tudo isso sem depender de um sistema hidráulico. Esse feito impressionante foi alcançado pelo modelo bípede H1, considerado também o mais rápido do mundo.
Características do robô humanoide H1 O H1 da Unitree é impulsionado por uma série de motores elétricos, cada um com até 36,7 Quilograma-força metro de torque. Possui uma bateria substituível de 864 Wh, de acordo com as especificações atuais. As pernas contam com três pontos de movimento: um no quadril, outro no joelho e um terceiro no tornozelo. Com altura de 1,8 m e peso de 47 kg, o H1 pode transportar uma carga útil de até 30 kg. A maioria dos cabos é interna, proporcionando um design mais limpo. Para aprender a executar o salto, a empresa utilizou simulação de aprendizado por reforço para treinar o H1. Embora seja uma habilidade impressionante, é provavelmente menos relevante para aplicações no mundo real.
Vale ressaltar que o Atlas, desenvolvido pela Boston Dynamics, também é capaz de realizar cambalhotas, porém depende de sistemas hidráulicos para impulsionar-se no ar. No entanto, o H1 vai além e já demonstrou outras habilidades mais úteis, como uma caminhada mais rápida (3,3 metros por segundo), capacidade de subir escadas e o mencionado salto em pé.
Preço do robô H1 O H1 é o modelo mais recente da Unitree e está previsto para ser comercializado por um preço estimado de US$ 90 mil, o equivalente a cerca de R$ 450 mil em conversão direta. No entanto, pode levar até dez anos para que o robô seja oficialmente lançado no mercado, conforme destaca o New Atlas.
Com informações do Olhar Digital.