Segundo a empresa, houve uma falha no mecanismo de impulsão do foguete.
Um foguete da Blue Origin caiu cerca de um minuto após decolar nesta segunda-feira (12) no Texas, no sul dos Estados Unidos. A cápsula não estava tripulada e não houve feridos, segundo a empresa de transporte espacial criada por Jeff Bezos.
“Falha no mecanismo de impulsão durante o voo não tripulado de hoje”, anunciou a Blue Origin em seu site.
O lançamento fez parte da missão NS-23, que levou cargas de instituições de ensino e estudantes ao redor do mundo. A ideia era expor os itens a alguns minutos de gravidade zero.
Inicialmente, o plano era que o voo fosse realizado em 31 de agosto, mas ele foi adiado três vezes devido às condições meteorológicas.
A empresa acrescentou que o sistema de escape criado para que a cápsula seja ejetada em situações como essa funcionou da forma esperada.
Um vídeo da empresa mostra o momento em que as chamas do foguete aumentam e a aterrissagem forçada da cápsula. As imagens não mostram os restos do foguete após a queda.
Falha em foguete da Blue Origin em lançamento realizado nesta segunda-feira (12) — Foto: Reprodução/Blue Origin
O incidente aconteceu próximo ao momento em que o foguete estava sob a quantidade de pressão máxima, também conhecido como “Max-Q”. O veículo espacial voava a 1.126 km/h, em altitude de cerca de 8.500 metros. Após ser ejetada, a cápsula ainda chegou a 11.300 metros de altitude.
A Blue Origin prometeu oferecer mais informações sobre o voo desta segunda-feira à medida que elas estiverem disponíveis.
Por conta do acidente, os foguetes da empresa não poderão decolar até que uma investigação seja concluída, disse a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês).