A equipe a bordo de um voo da KLM teve que emitir um sinal de emergência ‘Mayday’ após detectar uma falha em um dos sistemas da aeronave. O termo “Mayday” é universalmente reconhecido como um pedido de socorro na aviação e na navegação marítima, indicando uma situação de emergência a bordo.
O incidente ocorreu na última sexta-feira (15) em um Boeing 737 registrado como PH-BXS, que operava o voo KL1074 de Manchester, Reino Unido, para Amsterdã, Holanda.
Durante a comunicação com a torre, conforme registrado pela plataforma RadarBox, um dos pilotos relatou uma falha no flap, juntamente com níveis baixos de combustível.
De acordo com os registros da plataforma RadarBox, a decolagem ocorreu às 11:04 (GMT), e o pouso foi efetuado com segurança em Amsterdã às 13:26 (CET), totalizando cerca de 1 hora e 21 minutos de voo. Apesar da declaração de Mayday, a aeronave pousou com sucesso no Aeroporto de Schiphol, em Amsterdã.
Os flaps são componentes localizados na parte traseira das asas, desempenhando um papel crucial no aumento da sustentação, permitindo a redução da velocidade antes do pouso da aeronave.
Para quem já viajou em assentos próximos às asas, é possível notar que, antes do pouso, as abas na parte posterior das asas são estendidas, aumentando sua área. Essas abas em extensão são os flaps.
Com informações de R7