Uma baleia-jubarte de cerca de 7 metros de comprimento foi encontrada morta em São Francisco do Sul, no Norte catarinense, no sábado (10). Considerada uma ação de alta complexidade, segundo o Projeto de Monitoramento de Praias, a retirada do animal foi transferida para este domingo (11).
O g1 SC buscou contato com o PMP-Univille, que informou que dará detalhes sobre a operação apenas em publicação oficial.
O animal foi visto inicialmente por moradores na Praia Grande. Em seguida, testemunhas avisaram que a carcaça havia se deslocado para a Prainha, no mesmo município. Lá ela foi avaliada por especialistas do projeto, que passaram a monitorar o deslocamento da baleia. A informação é do G1.
Os profissionais decidiram que a retirada do animal, que estava em estado avançado de decomposição, deveria ser adiada para domingo por causa da necessidade do uso de retroescavadeira e caminhão para deslocar a carcaça, que será enterrada em local adequado. A praia é considerada turística e possui faixa de areia estreita.
Sobre o PMP
O projeto busca avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.
A Univille, responsável pela ação, monitora o Trecho 05, compreendido entre Araquari a Itapoá, no Norte de Santa Catarina.