Em anúncio feito recentemente, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) confirmou a continuação do pagamento do 13º salário para aposentados e pensionistas no ano de 2024. Este benefício anual, que tem sido de grande ajuda na composição da renda dos inscritos no Instituto, foi, o ano passado, liberado de forma antecipada. Seu pagamento, ocorrido ainda no primeiro semestre de 2021, permitiu que os beneficiários pudessem usufruir destes valores de forma adiantada.
Expectativas para a liberação do 13º em 2024
A expectativa dos beneficiários para este ano, apesar de ainda não confirmado oficialmente pelo INSS, é que o pagamento do 13º salário continue sendo realizado de maneira antecipada, assim como ocorreu no ano de 2021.
Como será feito o pagamento do 13º do INSS?
O pagamento do 13º salário fornecido pelo INSS costuma ser executado em duas partes iguais. O valor a receber é calculado levando em consideração a quantia dispensada anualmente pelo INSS dividida por 12. Desta forma, quem recebe o benefício durante todo o ano, terá como 13º salário um pagamento adicional correspondente a uma parcela mensal.
Para aqueles que recebem o benefício por um período menor, o cálculo é feito de maneira diferente. Continua-se levando em conta a divisão do valor do benefício mensal por 12, porém, essa quantia é multiplicada pelo número de meses de pagamento do benefício. O resultado dessa operação se traduz no valor a ser pago como 13º salário pelo INSS.
É importante lembrar que o pagamento do 13º salário é um direito garantido a todos os beneficiários do INSS, sejam eles aposentados ou pensionistas.
Busque mais informações sobre os pagamentos do INSS
Para quem deseja estar ainda mais bem informado sobre os pagamentos e benefícios realizados pelo INSS, o site oficial do Instituto Nacional do Seguro Social é um canal de comunicação muito importante. Neste espaço, é possível ter acesso a todas as informações relevantes para um melhor planejamento financeiro e uma maior segurança em todos os assuntos relacionados ao INSS.