A economia brasileira tem testemunhado uma onda de trabalhadores enfrentando situações de endividamento excessivo, levando muitos a se voltar para o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) como uma maneira de amenizar suas dívidas.
Porém, em muitos casos, o uso deste recurso para quitá-las não é sempre possível ou viável. Compreender os detalhes de quando e como usar o FGTS na administração das finanças pessoais torna-se fundamental.
Usando o FGTS para saldar dívidas e financiamentos imobiliários
Infelizmente, o FGTS não pode ser aplicado diretamente para o pagamento de dívidas comuns, como aquelas decorrentes do uso de cartões de crédito e empréstimos pessoais. A aplicação desse fundo é limitada a situações particulares – principalmente ao financiamento de propriedades imobiliárias.
Quando se trata de débitos bancários, o trabalhador pode realizar o saque antecipado do FGTS, opção que permite o saque anual de uma parcela do saldo do fundo. Esse recurso pode ser utilizado de acordo com a necessidade do trabalhador, incluindo a quitação de dívidas bancárias.
FGTS para quitação de financiamentos
De acordo com a Lei Nº 9036/90, que regulamenta o FGTS, este pode ser usado legalmente para a quitação de financiamentos. No entanto, isso só é permitido para o financiamento imobiliário do trabalhador que solicita a utilização. Portanto, o FGTS pode ser usado tanto para diminuir o saldo devedor do financiamento, quanto para efetuar o pagamento de parcelas do financiamento.
FGTS para moradia
O processo para usar o FGTS para fins habitacionais é bastante direto. Primeiramente, é necessário verificar o saldo disponível no FGTS. Em seguida, escolhe-se em qual modalidade pretende-se usar o saldo (compra, reforma ou amortização) e verifica-se se os pré-requisitos necessários para a modalidade são atendidos.
Antecipação do FGTS para pagamento de dívidas
O processo de antecipação do FGTS é outro método para obtenção de fundos para quitar dívidas. Uma vez contratado, os valores do empréstimo saque-aniversário do FGTS serão retirados das futuras parcelas que seriam depositadas na conta do trabalhador, no mês de seu aniversário.
Essa alternativa possui suas próprias regras e regulamentações e requer um planejamento cuidadoso, para evitar surpresas. Para obter mais informações sobre o uso do Saque-Aniversário do FGTS, os trabalhadores podem entrar em contato com a Caixa Econômica Federal – através do telefone de atendimento ao cliente 0800 726 0207 – ou visitar a agência mais próxima.