Na última segunda-feira (19), a Câmara Municipal de Maceió (CMM) promoveu uma audiência pública dedicada ao debate sobre o fortalecimento da cultura na capital. A iniciativa, proposta pela vereadora Teca Nelma, permitiu que representantes de diversos setores culturais expressassem suas demandas.
Música sobre 'baseado' durante Audiência Pública em Maceió viraliza nas redes sociais pic.twitter.com/p3tGw18UZP
— Diario do Brasil Notícias (@diariobrasil_n) February 20, 2024
A vereadora destacou a dificuldade enfrentada pelos trabalhadores do segmento devido à falta de continuidade nas políticas culturais da cidade, atribuindo isso à “troca exacerbada de gestores da Cultura” promovida pela Prefeitura de Maceió. “É algo que evidenciamos desde o início da gestão”, afirmou a responsável pela audiência.
O evento, que inicialmente seguia como uma audiência pública comum, tomou um rumo inesperado quando o ator Matheus Marin, conhecido como Brinco de Pena, decidiu inovar durante seu tempo de fala. Ele começou a cantar como forma de amenizar o tédio da sessão, mas a letra da música surpreendeu os presentes. A edição das falas do artista rapidamente ganhou destaque nas redes sociais, especialmente por versos como “Deve ser por causa do baseado que eu fumei, e que acabou”.
Nesta terça-feira (20), Matheus Marin postou nas redes outros trechos da audiência dizendo: eis o corte que deveria ter sido publicado. Na verdade não só esse, mas todas as pautas relevantes da bancada”. “A gente sabe que na Câmara tem uma corja de gente que não sabe o que é cultura, que não compactua com os mesmos ideais que nós. Fazer teatro aqui em Maceió é difícil demais, a gente passa pelo que chamamos de síndrome de vira-lata”, diz o artista ao pontuar que é ator há 10 anos; veja:
A Prefeitura de Maceió se pronunciou sobre o caso; leia a resposta na íntegra:
“Desde o início da gestão, o prefeito JHC tem investido na cultura de Macieó, através de editais dedicados a projetos artístico-culturais que valorizam o folclore alagoano, a cultura afro-brasileira e os artistas locais. Além disso, grandes festivais culturais, como o Verão Massayó, São João Massayó e prévias carnavalescas, já movimentaram juntos mais de R$ 600 milhões na economia da cidade, gerando emprego e renda para a população, além da preservação da cultura local. A Prefeitura de Maceió reitera o compromisso com a promoção da cultura e valorização dos artistas locais e segue sempre aberta ao diálogo construtivo com a sociedade civil para o enriquecimento cultural de Maceió.”
Com informações de TNH1