A partir desta sexta-feira (16), os beneficiários do Auxílio Gás começarão a receber o repasse, seguindo o calendário do pagamento do Bolsa Família, que ocorre de maneira gradual de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social (NIS). O repasse será concluído até o dia 29 de fevereiro.
Para este mês, o valor destinado é de R$ 102 por família, sendo depositado diretamente na conta digital ou bancária do beneficiário.
O pagamento do Auxílio Gás ocorre a cada dois meses, e o valor é determinado com base na referência da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Confira o calendário de pagamento:
Final do NIS/data
- 1 – 16/2
- 2 – 19/2
- 3 – 20/2
- 4 – 21/2
- 5 – 22/2
- 6 – 23/2
- 7 – 26/2
- 8 – 27/2
- 9 – 28/2
- 0 – 29/2
Quem pode receber?
O pagamento é feito a cada dois meses para famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo. As famílias não inscritas no CadÚnico podem receber o auxílio quando possuírem, entre seus membros residentes no mesmo domicílio, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Para recebimento do auxílio, é necessário estar com os dados cadastrais atualizados.
Os valores do Auxílio Gás não são computados no cálculo do limite da renda familiar mensal. Isso significa que a inclusão no Programa não prejudica o recebimento do Bolsa Família.
Como pedir o Auxílio Gás?
Para ingressar nos programas sociais do governo, o procedimento inicial consiste em realizar a inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), um serviço gratuito. A inscrição é realizada presencialmente, em um posto de atendimento localizado na cidade de residência da família.
Uma vez que a família esteja incluída no programa, o próximo passo é efetuar o registro do benefício no sistema eletrônico. Esse registro é realizado com base nas informações fornecidas no CadÚnico, juntamente com os dados armazenados nos bancos de dados do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Com informações de CNN Brasil