A Polícia Federal confiscou o passaporte do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante a execução de um mandado de busca e apreensão em seu escritório na sede do PL, localizado em Brasília. A confirmação da apreensão foi feita pelo advogado do ex-presidente, Paulo Bueno, e a certidão de entrega do passaporte já foi emitida.
A ação faz parte da operação realizada pela Polícia Federal nesta quinta-feira (8). As investigações da PF estão voltadas para uma suposta tentativa de golpe de Estado, que visava manter Bolsonaro no poder por meio de uma minuta golpista. Essa minuta incluía planos para a prisão dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, assim como do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
As informações sobre a operação e a minuta foram detalhadas na decisão de Alexandre de Moraes, que embasou as ações desencadeadas contra militares e ex-ministros do governo Bolsonaro. Todos os alvos da operação, incluindo o ex-presidente, estão proibidos de se comunicar com os demais investigados.
Com informações de G1