Michelle Bolsonaro (PL) foi eleita senadora pelo Distrito Federal neste domingo (4), nas eleições de 2026. A ex-primeira-dama conquistou uma das duas vagas destinadas ao DF no Senado Federal.
A eleição marca a primeira disputa de Michelle por um cargo eletivo. Até a confirmação do resultado, ela aparecia na liderança da corrida pelo Senado e, com mais de 90% das urnas apuradas, já não podia mais ser alcançada pelas concorrentes que disputavam as duas cadeiras.
Primeira eleição para cargo público
Nascida em Brasília, Michelle Bolsonaro tem 44 anos e foi primeira-dama do Brasil entre 2019 e 2022, durante o governo de Jair Bolsonaro.
Em 2023, assumiu a presidência nacional do PL Mulher, ampliando sua atuação dentro da estrutura partidária. A chegada ao Senado representa sua estreia em um cargo obtido por meio de eleição.
Disputa pelas duas vagas
O Distrito Federal teve duas cadeiras em disputa nesta eleição. Entre as principais adversárias de Michelle estavam a deputada federal Bia Kicis (PL), a senadora Leila do Vôlei (PDT), que buscava a reeleição, e a deputada federal Erika Kokay (PT).
Com a consolidação da vitória de Michelle, a disputa pela segunda vaga concentrou-se entre os demais nomes que permaneciam na corrida durante a apuração.
A ex-primeira-dama assumirá o mandato de senadora em fevereiro de 2027, com duração de oito anos.