O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aparece com 60% dos votos válidos na última pesquisa Quaest antes do primeiro turno das eleições. O ex-prefeito Fernando Haddad (PT) registra 36%.
Vera Lúcia (PSTU) e Vivian Mendes (UP) aparecem com 2% cada, enquanto Carlos Machado (PCB) não pontuou.
A diferença entre Tarcísio e Haddad é de 24 pontos percentuais. Como os votos válidos excluem brancos e nulos, o percentual apresentado pelo governador está acima dos 50% necessários para uma eventual vitória no primeiro turno.
Apesar do cenário indicado pela pesquisa, o resultado definitivo depende da votação e da apuração oficial das urnas.
Pesquisa foi feita na véspera da eleição
A Quaest entrevistou 3.702 eleitores de São Paulo entre os dias 2 e 3 de outubro, por meio de entrevistas presenciais.
A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento foi encomendado pela TV Globo e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-04726/2026.
No cenário de votos totais, que inclui brancos, nulos e indecisos, Tarcísio aparece com 44%, contra 26% de Haddad. Vera Lúcia tem 1%, Carlos Machado 1% e Vivian Mendes 1%. Indecisos somam 15%, enquanto brancos, nulos e eleitores que afirmam que não votarão representam 12%.
Tarcísio encerra campanha ao lado de Flávio Bolsonaro
Na reta final da campanha, Tarcísio participou neste sábado (3) de uma carreata ao lado de Flávio Bolsonaro, em uma agenda pelo interior paulista.
O ato teve concentração em Santa Bárbara d’Oeste e seguiu em direção a Americana. Também participaram os candidatos ao Senado André do Prado (PL) e Guilherme Derrite (PP).
A atividade ocorreu poucas horas antes do início da votação do primeiro turno, marcada para este domingo (4).
Disputa pelo Senado segue acirrada
A mesma pesquisa Quaest mostra uma disputa apertada pelas duas vagas de São Paulo no Senado.
Nos votos válidos, Guilherme Derrite (PP) aparece com 25%, seguido por André do Prado (PL), com 23%, enquanto Marina Silva (Rede) e Simone Tebet (PSB) registram 22% cada. Os quatro estão dentro da margem de erro de dois pontos percentuais.
A eleição acontece neste domingo (4), quando os paulistas escolherão governador, dois senadores, deputados federais e estaduais, além do presidente da República.