• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
quinta-feira, 22 de outubro de 2026
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Eleições

Lei Seca nas eleições: 12 estados terão restrições à venda de bebidas no domingo

Por Junior Melo
01/out/2026
Em Eleições
José Cruz/Agência Brasil

José Cruz/Agência Brasil

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

Pelo menos 12 estados terão algum tipo de restrição à venda, fornecimento ou consumo de bebidas alcoólicas durante o primeiro turno das eleições, marcado para este domingo (4). Em sete estados, a chamada Lei Seca vale para todo o território. Nos outros cinco, a proibição se aplica apenas a determinadas zonas eleitorais.

A restrição em todo o estado foi adotada no Pará, Amazonas, Amapá, Acre, Roraima, Piauí e Maranhão. Já Bahia, Tocantins, Sergipe, Mato Grosso e Goiás terão regras específicas determinadas por juízes eleitorais em algumas localidades.

No Pará, a venda, distribuição e fornecimento de bebidas, inclusive gratuitamente, ficam proibidos desde o primeiro minuto do dia da votação até as 18h. No Amazonas, a restrição ao consumo em estabelecimentos e locais abertos ao público vale das 2h às 17h.

Leia Também

Motta libera uso do “cotão” da Câmara por deputados eleitos antes da posse

Kassio esclarece mudanças na votação e rebate informações falsas

Augusto Cury reforça apoio a Flávio Bolsonaro e destaca propostas para economia e segurança das mulheres, VEJA VÍDEO

No Amapá, a proibição começa às 22h de sábado (3) e segue até as 18h de domingo. No Acre, a restrição vale da meia-noite até as 16h. Em Roraima, a venda, fornecimento e consumo ficam proibidos das 23h de sábado às 17h de domingo.

No Nordeste, Piauí e Maranhão também adotaram a Lei Seca. No Maranhão, a restrição vale da meia-noite às 22h de domingo. No Piauí, a compra e venda de bebidas alcoólicas ficam proibidas das 18h de sábado às 18h de domingo.

Em Alagoas, a situação mudou nesta quinta-feira. A Secretaria de Segurança Pública revogou a portaria que previa a proibição e, com isso, o estado não terá Lei Seca no primeiro turno.

E no Rio Grande do Norte?

No Rio Grande do Norte, a venda e o consumo de bebidas alcoólicas estarão liberados durante o dia da votação. A confirmação foi feita pelo secretário estadual de Segurança Pública, coronel Francisco Araújo. Segundo ele, o governo decidiu não publicar uma portaria com restrições após ouvir representantes dos setores de bares, restaurantes e hotéis.

Também não haverá restrição estadual no Distrito Federal, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina, Paraíba, Pernambuco e Mato Grosso do Sul, além de São Paulo e Paraná, conforme o levantamento da Agência Brasil.

No Rio Grande do Sul e em Rondônia, eventuais restrições ainda podem ser determinadas por juízes eleitorais. No Ceará, a definição ainda estava pendente na atualização mais recente da Agência Brasil.

Não existe uma Lei Seca nacional automática nas eleições. As regras podem ser definidas pelas autoridades estaduais e pela Justiça Eleitoral e, em alguns casos, podem variar de acordo com a zona eleitoral.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Trump afirma que acompanha eleição brasileira “muito de perto”

PRÓXIMO

Governo Lula registra 36 medidas de aumento da tributação desde 2023

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se