Mensagens obtidas pela Polícia Federal mostram que o ex-ministro das Comunicações Fábio Faria articulou com Daniel Vorcaro um almoço para o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes em Campos do Jordão, no interior de São Paulo, em dezembro de 2023.
Segundo as conversas, em 27 de dezembro daquele ano, Faria procurou Vorcaro para avisar que “Alex” queria almoçar no local no dia 30. O ex-ministro perguntou se a data poderia ser marcada e, após a confirmação do banqueiro, pediu o endereço e informações para repassar à equipe de segurança.
Em uma das mensagens encaminhadas por Faria, consta que seriam nove convidados e quatro seguranças. Vorcaro inicialmente enviou a localização do hotel Six Senses Botanique e, depois, indicou a entrada da residência onde o almoço seria realizado. As conversas também mostram que o banqueiro orientou funcionários a preparar uma recepção especial para os convidados.
No dia do encontro, Faria voltou a conversar com Vorcaro. Por volta das 14h15, encaminhou uma mensagem aparentemente enviada por Moraes: “Já estamos aqui, obrigado”. Mais tarde, Vorcaro respondeu que havia recebido uma ligação e que, segundo a equipe no local, estava tudo certo e os convidados ainda permaneciam na residência.
Caviar, trufas e vinhos raros
As mensagens também revelam detalhes do cardápio preparado para o almoço. O chef José Maria Meira foi acionado para organizar o evento, que teve entre os ingredientes caviar, trufas, vieiras, foie gras, carne dry aged e wagyu.
Vorcaro também pediu que fossem selecionados vinhos de sua adega pessoal. Entre os rótulos mencionados estavam Château Mouton Rothschild, Château Haut-Brion e Château Cheval Blanc. Segundo as mensagens, o banqueiro tratou o encontro como uma recepção especialmente importante e chegou a orientar os funcionários a não mencionarem seu nome durante o almoço para evitar constrangimento ao convidado principal.
O encontro ocorreu poucos dias depois de Faria compartilhar com Vorcaro o contato de Moraes. Segundo informações da investigação, o ex-ministro também continuou intermediando contatos entre o ministro e o banqueiro nos meses seguintes.
As mensagens registram a realização do almoço e a participação de Faria na organização, mas, por si só, não comprovam a existência de qualquer ilegalidade relacionada ao encontro. A relação entre Moraes, Vorcaro e o escritório de advocacia de Viviane Barci de Moraes é alvo de investigação, que também apura contratos e outros contatos entre as partes.