• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
terça-feira, 13 de outubro de 2026
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Política

Trump fala em “mudança radical” em Cuba, e delegação cubana deixa plenário da ONU

Por Junior Melo
22/set/2026
Em Política
Getty Images

Getty Images

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

A delegação de Cuba deixou o plenário da Assembleia Geral das Nações Unidas nesta terça-feira (22), em Nova York, durante o discurso do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O gesto ocorreu após o norte-americano afirmar que seu governo busca uma “mudança fundamental” na situação de Cuba e declarar que o regime comunista da ilha está sob forte pressão.

Durante o pronunciamento, Trump classificou Cuba como um “Estado falido” e afirmou que o regime “vai cair”. O presidente norte-americano também disse que o governo dos Estados Unidos não permitirá que Cuba seja utilizada como uma porta de entrada para adversários estrangeiros que possam ameaçar o território americano. Segundo Trump, o secretário de Estado Marco Rubio participa das negociações com o governo cubano.

Trump também voltou a fazer críticas ao Irã. Em seu discurso, afirmou que os Estados Unidos enfrentam a possibilidade de buscar um acordo com o governo iraniano ou, nas palavras do presidente, “aniquilar” a República Islâmica caso não haja um entendimento envolvendo o programa nuclear e outras questões de segurança.

Leia Também

URGENTE: nova pesquisa NEXUS mostra vantagem de Flávio Bolsonaro sobre Lula

Allyson Bezerra anuncia prioridades para os primeiros 100 dias de eventual governo

Bandeira com fuzil em ato ligado ao PT provoca repercussão nas redes sociais

O discurso de Trump ocorreu logo após a fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que abriu oficialmente o debate geral da 81ª Assembleia Geral da ONU, seguindo a tradição de o Brasil ser o primeiro país a discursar.

Em seu pronunciamento, Lula defendeu o multilateralismo e criticou o que classificou como um recrudescimento de “tentações hegemônicas”. O presidente brasileiro afirmou que o Brasil “não cabe no quintal de ninguém” e defendeu uma política externa sem alinhamento automático às grandes potências.

A 81ª sessão da Assembleia Geral reúne representantes dos 193 Estados-membros da ONU entre os dias 22 e 28 de setembro. O tema deste ano é “Restaurar a confiança, gerenciar a transformação: uma Organização das Nações Unidas que atenda a todas as pessoas”.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

PF prende vereador do Rio por posse irregular de armas Fogo

PRÓXIMO

Agora: Fux é sorteado relator de pedido sobre mulher de Moraes no Senado

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se