• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
segunda-feira, 28 de setembro de 2026
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início STF

Moraes reacende mobilização de evangélicos de direita na reta final da eleição

Por Junior Melo
05/set/2026
Em STF
Foto: Pedro Ladeira

Foto: Pedro Ladeira

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

A crescente tensão entre os ministros Alexandre de Moraes e André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), começa a produzir efeitos que ultrapassam os limites da Corte e chegam ao ambiente eleitoral.

Entre grupos evangélicos alinhados à direita, a reação a Moraes passou a despertar uma mobilização que, até pouco tempo atrás, estava enfraquecida. A avaliação de integrantes desse segmento é que a rejeição ao ministro pode ter maior capacidade de mobilização do que o próprio apoio ao senador Flávio Bolsonaro (PL).

O conflito ganhou ainda mais força pelo fato de Mendonça ser atualmente o único ministro evangélico do STF. Para setores religiosos ligados ao bolsonarismo, o magistrado passou a ser visto como uma espécie de representante dos valores defendidos por esse público dentro da Suprema Corte.

Leia Também

Urgente: em quatro decisões ministros Dino, Gilmar e Moraes passam por cima do TSE em uma escalada sem precedentes

Fachin convoca reunião com ministros do TSE após decisão de Flávio Dino

Glenn Greenwald critica decisão de Flávio Dino que liberou postagem sobre Nossa Senhora

“Vamos orar por André Mendonça” ganha outro significado

Mensagens de apoio a Mendonça começaram a circular entre grupos evangélicos de diferentes regiões do país. Uma das frases que se tornou recorrente é “vamos orar por André Mendonça”.

Embora a expressão tenha caráter religioso, integrantes desses grupos interpretam a mobilização como um sinal de engajamento político. Na prática, o pedido de oração também funcionaria como um chamado para que eleitores voltem a participar ativamente do processo eleitoral.

A movimentação ocorre depois de um período de desânimo entre setores bolsonaristas das igrejas. Parte desse público demonstrava resistência à candidatura de Flávio Bolsonaro, enquanto outra parcela considerava baixa a possibilidade de vitória eleitoral.

Conflito no STF muda clima entre evangélicos de direita

O confronto entre os ministros teria alterado esse cenário. A disputa passou a ser interpretada por grupos religiosos como uma questão que ultrapassa divergências jurídicas e envolve a representação de um ministro evangélico diante de um dos principais integrantes da Corte.

Nesse ambiente, Mendonça passou a ocupar um espaço simbólico entre os evangélicos de direita. A percepção de que ele teria sido escolhido para o Supremo por uma espécie de propósito religioso também ganhou força entre setores desse eleitorado.

Mobilização pode pesar na reta final

A avaliação entre esses grupos é que a disputa no STF pode servir como fator de mobilização eleitoral, especialmente entre eleitores que estavam desmotivados ou indecisos.

A antipatia contra Moraes, nesse contexto, funcionaria como elemento de união de diferentes setores da direita e poderia aumentar o engajamento de grupos evangélicos na reta final da eleição.

O tamanho desse movimento e seu eventual impacto nas urnas, porém, dependerão da capacidade dessas redes de transformar a mobilização nas igrejas e nas redes sociais em participação efetiva durante a campanha.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Deltan expõe documentos sigilosos de Zanin ao defender candidatura ao Senado

PRÓXIMO

“Bolsonaro da Shopee” invade gravação de Michelle Bolsonaro; Veja vídeo

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se