• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
sexta-feira, 25 de setembro de 2026
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Economia

IBGE prepara inclusão do mercado de drogas ilícitas no cálculo do PIB

Por Junior Melo
25/set/2026
Em Economia
Reprodução

Reprodução

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prepara uma mudança na metodologia de cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro que deverá incluir estimativas relacionadas ao mercado de drogas ilícitas a partir de 2028. A medida faz parte da atualização do Sistema de Contas Nacionais e segue recomendações internacionais para tornar as estatísticas econômicas mais abrangentes e comparáveis entre países.

A inclusão considera atividades econômicas que envolvem transações voluntárias, como o consumo e a geração de renda relacionados ao mercado ilegal. A contabilização, porém, terá finalidade exclusivamente estatística e não significa legalização ou reconhecimento jurídico do tráfico de drogas.

O PIB é um indicador que mede o valor dos bens e serviços finais produzidos em uma economia durante determinado período. Atualmente, o IBGE já segue as normas do Sistema de Contas Nacionais das Nações Unidas, que orientam a inclusão de determinadas atividades econômicas mesmo quando são ilegais.

Leia Também

Bitget suspende saques após roubo milionário em criptomoedas

Alta dos juros faz brasileiros devolverem imóves na planta; distratos sobem 41% no ano

Preço do diesel chega a R$ 7,13 por litro no Brasil

A mudança também aproxima o Brasil de práticas adotadas em outros países. Na União Europeia, por exemplo, estatísticas nacionais já consideram estimativas de atividades ilegais, como drogas e prostituição, dentro das contas econômicas, seguindo padrões estabelecidos pelo sistema europeu de contas.

A nova metodologia está sendo preparada pelo IBGE há anos e prevê a atualização do ano de referência das contas nacionais, que passará de 2010 para 2021. Além do mercado de drogas ilícitas, a revisão também deverá incorporar mudanças na forma de estimar outras atividades econômicas.

A inclusão dessas estimativas poderá alterar o tamanho nominal do PIB divulgado pelo instituto, mas isso não significa, necessariamente, que a economia tenha produzido mais bens ou serviços. Trata-se de uma mudança na forma de medir e contabilizar determinadas atividades econômicas. O próprio IBGE ressalta que o PIB é um indicador de fluxo da produção e não representa o estoque de riqueza de um país.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Transparência Internacional pede afastamento de Paulo Gonet do caso Master

PRÓXIMO

Mensagens de Vorcaro citam jantar de lobista com Gilmar Mendes e Zanin

Please login to join discussion
grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se