Durante um compromisso de campanha pela reeleição, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), utilizou um helicóptero que a Polícia Federal (PF) associou ao empresário Augusto Lima, ex-sócio de Daniel Vorcaro, ex-dono do antigo Banco Master.
Em 30 de agosto, Rodrigues embarcou na aeronave acompanhado dos candidatos ao Senado Rui Costa (PT) e Jaques Wagner (PT). O grupo saiu de Castro Alves com destino a Itatim, na Bahia.
A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo neste domingo (20).
O helicóptero, um Bell 206L-4, de prefixo PT-YNB, pertence à empresa RG8 Táxi Aéreo.
Segundo relatório da PF divulgado em junho, Lima teria disponibilizado a mesma aeronave para transportar Jaques Wagner e sua mulher até a Ilha da Paixão, nos arredores de Salvador, em outubro de 2023.
Mensagens encontradas no celular de Lima sugerem que o empresário e Wagner teriam combinado a viagem. O ex-sócio do Banco Master teria enviado ao senador o prefixo do helicóptero.
Wagner, entretanto, nega ter utilizado a aeronave para ir à ilha, onde Lima possui uma propriedade.
Governo da Bahia e defesa se manifestam
O governo da Bahia informou que todas as aeronaves utilizadas pelo governador são alugadas e que as despesas são declaradas à Justiça Eleitoral.
A prestação de contas da campanha registra um pagamento de R$ 207,5 mil à RG8 Táxi Aéreo em 16 de agosto.
A defesa de Augusto Lima negou qualquer relação entre o empresário e o uso do helicóptero durante a campanha eleitoral. Segundo os advogados, a aeronave pertence a uma empresa de táxi aéreo que não possui vínculo com o ex-sócio do Banco Master.
“Uma mesma aeronave comercial pode ser utilizada, em momentos distintos, por diferentes clientes, o que não estabelece qualquer relação entre eles”, afirmou a defesa.
Os advogados também repudiaram a associação feita pela reportagem e afirmaram que Lima permanece à disposição das autoridades para prestar esclarecimentos.
