• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
quinta-feira, 27 de agosto de 2026
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Brasil

URGENTE: Nova pesquisa PoderData/Aya mostra disputa cada vez mais apertada entre Flávio e Lula no 1º turno, CONFIRA

Por Junior Melo
27/ago/2026
Em Brasil, Eleições, Política
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o senador Flávio Bolsonaro  (Marcelo Camargo/Agência Brasil/Waldemir Barreto/Agência Senado/Divulgação)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o senador Flávio Bolsonaro  (Marcelo Camargo/Agência Brasil/Waldemir Barreto/Agência Senado/Divulgação)

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

A pesquisa PoderData/Aya, realizada entre 23 e 26 de agosto, aponta uma aproximação entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL) na disputa pelo Palácio do Planalto.

No cenário de primeiro turno, Lula aparece com 38% das intenções de voto, enquanto Flávio registra 35%. Como a margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, os dois estão tecnicamente empatados.

A diferença de três pontos é a menor registrada entre os dois desde maio. Na pesquisa realizada cerca de duas semanas antes, Lula tinha seis pontos de vantagem sobre o senador. Agora, a distância caiu pela metade.

Leia Também

URGENTE: Pesquisa PoderData/Aya mostra empate com Flávio, Caiado e Zema no 2º turno, VEJA NÚMEROS

Defesa libera entrada no Brasil de militares estrangeiros para participarem do Exercício Formosa 2026, VEJA DETALHES

EUA aprova novo medicamento que quase dobra sobrevida em pacientes com câncer de pâncreas, VEJA QUAL

Demais candidatos

Ronaldo Caiado (PSD), Renan Santos (Missão) e Augusto Cury (Avante) aparecem empatados com 4% das intenções de voto cada.

Pablo Marçal (PRTB) registra 3%, enquanto Romeu Zema (Novo) e Hertz Dias (PSTU) têm 2% cada.

Edmilson Costa (PCB) e Samara Martins (UP) aparecem com 1% cada. Clariana Barão (Democracia Cristã), Rui Costa Pimenta (PCO) e Wilson Grassi (Democrata) não pontuaram na pesquisa.

Outros 5% dos entrevistados afirmaram que pretendem votar em branco ou anular o voto. Já 2% não souberam responder.

Primeira pesquisa após prazo de registro

Esta é a primeira rodada do PoderData/Aya realizada após o encerramento, em 15 de agosto, do prazo estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o registro das candidaturas.

Os registros ainda precisam ser analisados pela Justiça Eleitoral e podem ser contestados, o que pode resultar em recursos.

O levantamento foi realizado pelo PoderData, empresa pertencente ao grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios e parceria de divulgação com o Aya Bancah.

Metodologia

As entrevistas foram realizadas entre 23 e 26 de agosto de 2026, por meio de ligações para telefones celulares e fixos.

Ao todo, foram entrevistadas 2.400 pessoas em 555 municípios distribuídos pelas 27 unidades da Federação.

A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-04974/2026.

Para formar uma amostra proporcional à composição da população brasileira em critérios como sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData realiza dezenas de milhares de ligações até alcançar o número necessário de entrevistas válidas.

Lula tem melhor desempenho no Nordeste

Os recortes demográficos mostram diferenças no desempenho dos dois principais candidatos.

Lula apresenta seus maiores percentuais no Nordeste, onde chega a 48%, e no Sudeste, com 36%. O Nordeste continua sendo uma das principais regiões de força eleitoral do petista.

Flávio Bolsonaro, por sua vez, registra seus melhores resultados no Sul, com 44%, e no Centro-Oeste, com 42%.

Na divisão por gênero, Lula alcança 41% entre as mulheres, enquanto Flávio aparece com 32%. As mulheres representam 52,84% do eleitorado apto a votar e formam um segmento relevante na disputa presidencial.

Vantagem de Lula diminui no início da campanha

O principal movimento desta rodada está na redução da vantagem de Lula no primeiro turno. Pela primeira vez em dois meses, o presidente deixou de aparecer à frente de Flávio Bolsonaro fora da margem de erro e passou a configurar empate técnico.

O levantamento aponta que a diferença entre os dois candidatos diminuiu, mas não mostra uma mudança expressiva de posição de Flávio. O cenário ocorre no início da campanha eleitoral, que começou oficialmente em 16 de agosto, período em que os candidatos ampliaram a presença nas ruas e nas plataformas digitais.

Entre os assuntos políticos que podem influenciar o eleitorado estão as investigações envolvendo Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, e a lobista Roberta Luchsinger. O levantamento aponta que 66% dos entrevistados afirmam que poderiam mudar de candidato caso surgissem provas de envolvimento em um caso de corrupção.

Apesar da aproximação entre os dois no primeiro turno, Lula continua apresentando desempenho mais forte entre mulheres e eleitores do Nordeste. Flávio mantém seus melhores resultados entre homens e nas regiões Sul e Centro-Oeste.

Com a diferença reduzida, a pesquisa indica um cenário mais apertado na corrida presidencial, em um momento em que a campanha eleitoral começa a ganhar intensidade.

Com informações de Poder 360.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

URGENTE: Pesquisa PoderData/Aya mostra empate com Flávio, Caiado e Zema no 2º turno, VEJA NÚMEROS

PRÓXIMO

TRAGÉDIA: imagens mostram momento em que uma avalanche atinge usina no Nepal deixando centenas de mortos e desaparecidos, VEJA VÍDEO

Please login to join discussion
grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se