• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
terça-feira, 25 de agosto de 2026
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Clima

Nova frente fria chega ao Brasil e coloca 8 estados na rota de chuva e temporais; saiba quais

Por Junior Melo
25/ago/2026
Em Clima
Foto: Meteored/ND Mais

Foto: Meteored/ND Mais

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

Uma nova frente fria deve mudar o tempo em oito estados brasileiros a partir desta semana. A chegada do sistema à Região Sul está prevista para quinta-feira (27), enquanto uma área de baixa pressão deve aumentar o potencial para chuvas fortes e temporais em diferentes áreas do Centro-Sul.

A mudança começa a ser percebida já na quarta-feira (26), quando as instabilidades devem ganhar força. Na quinta, a frente fria chega ao Sul e passa a influenciar as condições meteorológicas na região.

Entre quinta e sexta-feira (28), o maior risco de tempestades está concentrado no Rio Grande do Sul. Santa Catarina também poderá registrar chuva forte.

Leia Também

Atenção: Nova frente fria ganha força em cinco estados; Saiba quais

Onda de frio atinge pico no Brasil e pode levar temperaturas a -6°C

Ciclone extratropical provoca ventania e ameaça seis estados com rajadas de até 90 km/h

Ao mesmo tempo, um cavado atmosférico deve favorecer a formação de pancadas de chuva no Sudeste, principalmente em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

A tendência é de que o sistema avance durante o próximo fim de semana, passando por Santa Catarina e Paraná e, posteriormente, alcançando Mato Grosso do Sul e São Paulo. Com o deslocamento, as áreas de instabilidade devem se espalhar por uma parcela maior do Centro-Sul.

Oito estados estão na rota da mudança

Segundo as previsões, os estados que podem ser afetados pela nova frente fria e pelas áreas de instabilidade são:

  • Rio Grande do Sul
  • Santa Catarina
  • Paraná
  • São Paulo
  • Mato Grosso do Sul
  • Minas Gerais
  • Rio de Janeiro
  • Espírito Santo

O Rio Grande do Sul concentra o maior potencial para tempestades entre quinta e sexta-feira. Em Santa Catarina, há possibilidade de chuva forte.

No Sudeste, as pancadas devem atingir principalmente Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Setembro pode começar com mais chuva

A mudança no tempo prevista para esta semana pode ser o início de um padrão mais chuvoso no Centro-Sul do país durante setembro.

As projeções climáticas indicam possibilidade de chuva acima da média na primeira semana do mês em grande parte do Centro-Sul, principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Áreas do Norte e do Nordeste também podem registrar precipitações acima do normal, mas o maior destaque deve permanecer no Centro-Sul.

A maior frequência de frentes frias também pode favorecer temperaturas dentro ou abaixo da média em parte do Centro-Sul. Esse comportamento pode persistir ao longo de setembro.

Fenômenos atmosféricos podem influenciar o tempo

Entre os fatores apontados para a mudança do padrão está a Oscilação Antártica, que apresenta tendência de valores negativos e pode favorecer o avanço de frentes frias em direção ao território brasileiro.

Outro elemento citado nas previsões é o El Niño, associado ao aumento da ocorrência de chuvas sobre o Centro-Sul do país.

Com a passagem mais frequente de frentes frias, também aumenta a possibilidade de entrada de massas de ar frio, contribuindo para temperaturas mais baixas em parte do Sul e do Sudeste.

Enquanto isso, Norte e Nordeste devem continuar com temperaturas acima da média em boa parte da região.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Latino aciona polícia contra ex-companheira e caso vai parar na Justiça

Please login to join discussion
grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se