• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
segunda-feira, 14 de setembro de 2026
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Clima

Nova frente fria chega ao Brasil e coloca 8 estados na rota de chuva e temporais; saiba quais

Por Junior Melo
25/ago/2026
Em Clima
Foto: Meteored/ND Mais

Foto: Meteored/ND Mais

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

Uma nova frente fria deve mudar o tempo em oito estados brasileiros a partir desta semana. A chegada do sistema à Região Sul está prevista para quinta-feira (27), enquanto uma área de baixa pressão deve aumentar o potencial para chuvas fortes e temporais em diferentes áreas do Centro-Sul.

A mudança começa a ser percebida já na quarta-feira (26), quando as instabilidades devem ganhar força. Na quinta, a frente fria chega ao Sul e passa a influenciar as condições meteorológicas na região.

Entre quinta e sexta-feira (28), o maior risco de tempestades está concentrado no Rio Grande do Sul. Santa Catarina também poderá registrar chuva forte.

Leia Também

Fundação Cacique Cobra Coral afirma ter sido acionada pela Prefeitura do Rio para reduzir chuvas durante Rock in Rio

Chuva de meteoritos transforma cidade do Sertão de Pernambuco em “corrida do ouro”

Três furacões se formam ao mesmo tempo no Pacífico durante super El Niño; VEJA VÍDEO

Ao mesmo tempo, um cavado atmosférico deve favorecer a formação de pancadas de chuva no Sudeste, principalmente em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

A tendência é de que o sistema avance durante o próximo fim de semana, passando por Santa Catarina e Paraná e, posteriormente, alcançando Mato Grosso do Sul e São Paulo. Com o deslocamento, as áreas de instabilidade devem se espalhar por uma parcela maior do Centro-Sul.

Oito estados estão na rota da mudança

Segundo as previsões, os estados que podem ser afetados pela nova frente fria e pelas áreas de instabilidade são:

  • Rio Grande do Sul
  • Santa Catarina
  • Paraná
  • São Paulo
  • Mato Grosso do Sul
  • Minas Gerais
  • Rio de Janeiro
  • Espírito Santo

O Rio Grande do Sul concentra o maior potencial para tempestades entre quinta e sexta-feira. Em Santa Catarina, há possibilidade de chuva forte.

No Sudeste, as pancadas devem atingir principalmente Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Setembro pode começar com mais chuva

A mudança no tempo prevista para esta semana pode ser o início de um padrão mais chuvoso no Centro-Sul do país durante setembro.

As projeções climáticas indicam possibilidade de chuva acima da média na primeira semana do mês em grande parte do Centro-Sul, principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Áreas do Norte e do Nordeste também podem registrar precipitações acima do normal, mas o maior destaque deve permanecer no Centro-Sul.

A maior frequência de frentes frias também pode favorecer temperaturas dentro ou abaixo da média em parte do Centro-Sul. Esse comportamento pode persistir ao longo de setembro.

Fenômenos atmosféricos podem influenciar o tempo

Entre os fatores apontados para a mudança do padrão está a Oscilação Antártica, que apresenta tendência de valores negativos e pode favorecer o avanço de frentes frias em direção ao território brasileiro.

Outro elemento citado nas previsões é o El Niño, associado ao aumento da ocorrência de chuvas sobre o Centro-Sul do país.

Com a passagem mais frequente de frentes frias, também aumenta a possibilidade de entrada de massas de ar frio, contribuindo para temperaturas mais baixas em parte do Sul e do Sudeste.

Enquanto isso, Norte e Nordeste devem continuar com temperaturas acima da média em boa parte da região.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Latino aciona polícia contra ex-companheira e caso vai parar na Justiça

PRÓXIMO

Lulinha vive em apartamento de luxo com Vini Jr. e Rodrygo entre os vizinhos

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se