As eleições para governador em alguns dos maiores colégios eleitorais do país podem terminar já no primeiro turno e provocar impactos na disputa presidencial entre Lula (PT) e Flávio Bolsonaro (PL).
Levantamento da revista VEJA, baseado nas pesquisas estaduais mais recentes, aponta que São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco e Ceará estão entre os estados onde há possibilidade de definição antecipada. Juntos, esses estados representam uma parcela significativa do eleitorado brasileiro.
Segundo a análise, 57,6% dos eleitores do país poderão chegar ao segundo turno apenas para escolher o presidente, caso as disputas estaduais nesses locais sejam resolvidas já na primeira etapa.
Menos palanques para os presidenciáveis
A eventual definição antecipada das eleições estaduais pode reduzir a mobilização política em torno dos candidatos à Presidência. Com as campanhas para governador, senador e deputado encerradas, parte dos eleitores e militantes pode perder o incentivo para comparecer às urnas no segundo turno.
Para o cientista político Marcelo Tokarski, CEO do instituto Nexus, as campanhas presidenciais precisarão atuar diretamente nesses estados para manter o eleitor mobilizado.
Em 2022, 15 estados definiram seus governadores no primeiro turno, mas o fenômeno atingiu 33,9% do eleitorado. Agora, o impacto pode ser maior devido ao peso dos maiores colégios eleitorais.
São Paulo é o principal exemplo
O caso mais relevante é São Paulo, que concentra cerca de 21,5% dos eleitores brasileiros.
Pesquisa do Paraná Pesquisas divulgada recentemente aponta o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) com 50% das intenções de voto para o governo estadual, contra 33,8% do ex-ministro Fernando Haddad (PT). Outros candidatos aparecem com percentuais baixos.
Se Tarcísio vencer no primeiro turno, Lula perderia um importante palanque político no maior eleitorado do país. Além disso, o resultado poderia fortalecer ainda mais o governador paulista, que é apontado como um possível nome competitivo para a disputa presidencial de 2030.
Para Flávio Bolsonaro, por outro lado, uma vitória de Tarcísio também poderia representar um aliado importante no maior colégio eleitoral do país, mas ampliaria o peso político do governador dentro do campo da direita.
A possibilidade de vários estados definirem seus governadores já no primeiro turno, portanto, pode transformar a estratégia das campanhas presidenciais e tornar a mobilização do eleitor para o segundo turno um dos principais desafios da eleição.
