• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
quarta-feira, 8 de julho de 2026
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Mundo

Presidente eleito da Colômbia suspende transição de poder e faz acusação contra Petro, Veja

Por Junior Melo
08/jul/2026
Em Mundo
O presidente eleito da Colômbia, Abelardo de la Espriella. Foto: Luis Acosta/AFP.

O presidente eleito da Colômbia, Abelardo de la Espriella. Foto: Luis Acosta/AFP.

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

O presidente eleito da Colômbia, Abelardo de la Espriella, acusou o atual presidente Gustavo Petro de tentar um golpe de Estado após anunciar a suspensão do processo de transição de poder nesta terça-feira (7).

A declaração ocorreu após Petro afirmar que não reconhecia a vitória de Espriella nas eleições presidenciais e declarar apoio ao candidato governista Iván Cepeda, derrotado no segundo turno realizado no fim de junho.

“Petro e Cepeda iniciaram seu plano B para permanecer no poder e pretendem fazê-lo por meio de um golpe”, afirmou Espriella. Segundo ele, o atual presidente estaria assumindo uma função que pertence às autoridades eleitorais ao questionar o resultado das urnas.

Leia Também

Torcedores em Gaza assistem aos jogos da Copa em meio às ruínas, VEJA VÍDEO

Chumbo grosso: Trump diz que cessar-fogo com Irã acabou: “perdemos tempo”

Como funcionará o “Pix Pensão Alimentícia” que promete facilitar cobranças

O presidente eleito também pediu atenção da comunidade internacional e solicitou que as Forças Armadas colombianas cumpram a Constituição. “Protejam a democracia e não obedeçam a nenhuma ordem contrária”, declarou.

Espriella ainda convocou seus apoiadores a permanecerem mobilizados até a posse, marcada para 7 de agosto. “Não podemos permitir que roubem o que conquistamos em uma batalha democrática nas urnas”, afirmou.

Petro questiona resultado e mantém processo de transição

Antes do anúncio de Espriella, Gustavo Petro havia publicado uma mensagem nas redes sociais afirmando que não reconhecia a legitimidade do novo governo.

“O presidente da Colômbia aceita, de acordo com a decisão do povo colombiano, o filósofo Iván Cepeda”, escreveu Petro, convocando seus apoiadores para manifestações.

Após a suspensão da transição, o presidente colombiano afirmou que a equipe de Espriella não estaria preparada para assumir o comando do país e disse que o processo continuaria conforme previsto pela legislação.

Segundo a imprensa colombiana, não há registros anteriores de uma ruptura semelhante no processo de cooperação entre governos durante uma transição presidencial.

Regras da transição na Colômbia

A transferência de governo na Colômbia é regulamentada pela Lei 951 de 2005. A norma determina que a administração que deixa o poder deve elaborar um relatório com informações sobre gestão, recursos e responsabilidades.

A equipe do presidente eleito, por sua vez, deve receber e analisar o documento, podendo verificar possíveis irregularidades em até 30 dias úteis após a assinatura da ata de entrega.

Caso o responsável pelo cargo não cumpra a obrigação, ele pode ser notificado pelos órgãos de controle e sofrer sanções administrativas em caso de persistência.

Questionamentos sobre a eleição

A disputa eleitoral foi marcada por acusações entre os grupos políticos. Espriella adotou um discurso de oposição à esquerda durante a campanha, enquanto Petro e seus aliados levantaram questionamentos sobre o processo eleitoral.

Cepeda reconheceu a vitória de Espriella três dias após o segundo turno, mas fez críticas ao processo. O senador afirmou que houve suposta interferência estrangeira, compra de votos e uso de inteligência artificial para influenciar a campanha.

Até o momento, porém, não foram apresentadas provas que comprovem irregularidades capazes de alterar o resultado da eleição.

Missões internacionais de observação eleitoral avaliaram positivamente o processo. A missão da União Europeia afirmou que a votação ocorreu de forma pacífica e organizada, enquanto o Carter Center declarou que o segundo turno foi conduzido de maneira transparente e eficiente.

A posse do presidente eleito está prevista para 7 de agosto, quando deve ocorrer a troca oficial de governo.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Chumbo grosso: Trump diz que cessar-fogo com Irã acabou: “perdemos tempo”

PRÓXIMO

Motorista de aplicativo cobre do banco dianteiro com fita adesiva para impedir uso por passageiros, entenda o motivo

Please login to join discussion
grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se