Muita gente acredita que ganhar massa muscular depois dos 45 anos é uma batalha perdida, mas a especialista em transformação física Patricia Vera discorda. O que muda com a idade não é a capacidade de evoluir, mas a forma como o treino precisa ser planejado.
Por que o treino de força é tão importante após os 45 anos?
Depois dos 45 anos, o organismo passa por uma redução gradual da massa muscular, um processo conhecido como sarcopenia. O treinamento de força ajuda a desacelerar esse processo, fortalecendo músculos, ossos e articulações, além de favorecer o metabolismo.
Quais exercícios trazem os melhores resultados?
Os movimentos que recrutam vários grupos musculares ao mesmo tempo costumam gerar maior estímulo para a hipertrofia. Eles também contribuem para melhorar o equilíbrio, a coordenação e a funcionalidade no dia a dia.
Listamos abaixo os principais exercícios base e seus respectivos focos e benefícios para o treinamento físico:
Quais hábitos potencializam o ganho de massa muscular?
O treinamento é apenas uma parte do processo. Alimentação adequada, hidratação e sono de qualidade exercem papel fundamental na recuperação muscular e no desempenho durante os exercícios.
Veja a seguir um vídeo do YouTube do canal Paulo Muzy, que orienta sobre os passos fundamentais para quem está começando na musculação com o objetivo de ganhar massa muscular, enfatizando a importância de contar com a orientação de um profissional de educação física e focar em exercícios base, como supino, agachamento e remada, nos primeiros meses de treino:
Vale começar a musculação depois dos 45 anos?
Segundo Patricia Vera, nunca é tarde para investir em exercícios de força. Com orientação profissional, uma rotina personalizada e progressão adequada, é possível ganhar massa muscular, melhorar a composição corporal e aumentar a disposição para as atividades diárias.